Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Diretor-presidente da Codevasf participa da cerimônia de lançamento do AgroNordeste
conteúdo

Notícias

Diretor-presidente da Codevasf participa da cerimônia de lançamento do AgroNordeste

publicado: 02/10/2019 16h38, última modificação: 01/11/2022 14h40

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, participou nessa terça-feira (1º), em Brasília, da cerimônia de lançamento do Plano de Ação para o Nordeste (AgroNordeste). A solenidade contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, da ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e do ministro Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional), entre outras autoridades.

Diretor-presidente da Codevasf participa da cerimônia de lançamento do AgroNordeste. Foto: Frederico Celente/Codevasf“O Nordeste produz hoje mais que o Centro-Oeste e o Sudeste e vai produzir cada vez mais e melhor, com tecnologia e apoio para o pequeno, que precisa de políticas públicas, e elas virão”, afirmou a ministra Tereza Cristina.

As ações do AgroNordeste serão implantadas no biênio 2019/2020 em 230 municípios dos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais, divididos em 12 territórios, com uma população rural de 1,7 milhão de pessoas.

O plano de ação do governo federal é voltado a pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção, mas ainda encontram dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vivem. Entre os objetivos estão aumentar a cobertura da assistência técnica, ampliar o acesso e diversificar mercados, promover e fortalecer a organização dos produtores, garantir segurança hídrica e desenvolver produtos com qualidade e valor agregado.

Coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o AgroNordeste será desenvolvido por órgãos vinculados à pasta em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e outras instituições.

De acordo com o MDR, iniciativas do ministério contribuirão com o AgroNordeste, como as Rotas da Integração Nacional, os Polos de Agricultura Irrigada e os Projetos Públicos de Irrigação. “Os nordestinos são um povo muito forte, com riquezas naturais diferenciadas, com potencial muito grande. Nós só precisamos investir no lugar certo e da maneira correta para que esse potencial possa ser destravado. E não é só o Nordeste que vai se beneficiar, é o Brasil todo”, disse o ministro Gustavo Canuto.

A Codevasf, empresa pública vinculada ao MDR, tem como missão de desenvolver bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades regionais. Por meio de execução direta ou mediante parcerias, executa obras e ações voltadas ao desenvolvimento regional por meio de implantação de projetos públicos de irrigação, revitalização de bacias hidrográficas, oferta de água para consumo humano e animal, apoio a arranjos produtivos e obras de infraestrutura hídrica. A empresa também atuará como Operadora Federal do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf).

*Com informações do Mapa e do MDR