Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Codevasf substitui estrutura de travessia do rio Boacica em Igreja Nova (AL)
conteúdo

Notícias

Codevasf substitui estrutura de travessia do rio Boacica em Igreja Nova (AL)

publicado: 04/09/2019 13h18, última modificação: 01/11/2022 14h40

A travessia de pedestres e veículos no rio Boacica, no trecho situado no povoado Ipiranga, em Igreja Nova (AL), está sendo substituída por uma nova estrutura a partir de investimentos de cerca de R$ 1,35 milhões da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) a partir de recursos de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União (OGU). O rio corta o Projeto Público de Irrigação do Boacica, mantido pela Codevasf no município e principal atividade econômica da região com o cultivo de arroz, entre outras culturas.

Travessia BoacicaAtualmente a travessia do rio encontra-se deteriorada por conta do esgotamento da vida útil da estrutura, conforme contou o engenheiro civil da Codevasf Cláudio Newton, responsável por acompanha a execução do projeto de recuperação. “Já existe no local uma estrutura que hoje se encontra deteriorada pelo tempo. Implantaremos uma nova travessia nos mesmos modelo da anterior. Será retirada o que existe hoje e colocada a nova”, explicou. A atual estrutura foi implantado na década de 1980.

Ele ainda revelou que, semelhante ao que ocorreu na época da implantação da estrutura, antes de optar pela estrutura de tubos armcos, foram realizados estudos de engenharia para apontar a melhor solução para substituição da estrutura atual. “Os estudos apontaram as melhores hipóteses para substituição da estrutura. Assim, a partir dos estudos de fundação e de custos, se optou por utilizar a mesma estrutura da travessia anterior com tubos armcos ”, explicou o engenheiro civil da Codevasf.

Para o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, a nova estrutura trará maior segurança aos usuários das vias de transportes do projeto público de irrigação. “As vias de acesso dentro do projeto Boacica são utilizadas diariamente por diversas pessoas, como agricultores, fornecedores, moradores dos povoados, técnicos da Codevasf, entre outros. Com os investimentos realizados pela Companhia, será possível melhorar a estrutura de travessia, facilitando toda a dinâmica de produção agrícola da região”, pontuou Marlan Ferreira. 

A estrutura de travessia do rio Boacica no povoado Ipiranga possui extensão de 39,2 metros com largura 5,9 metros.

Segundo o engenheiro responsável por acompanhar a execução do projeto de recuperação da travessia, a previsão da Codevasf é que a obra seja concluída em até seis meses.

Projeto Público de Irrigação do Boacica

O rio Boacica funciona como dreno principal do projeto público de irrigação que leva o mesmo nome. Quando há dificuldade de captação de água no rio São Francisco para irrigação dos lotes, ele é utilizado como fonte hídrica para irrigar parte do projeto de irrigação.

Implantado pela Codevasf entre os anos de 1981 e 1984 numa área de várzea do rio Boacica e às margens do rio São Francisco no município alagoano de Igreja Nova, o projeto público de irrigação Boacica gera trabalho e renda para cerca de 7 mil pessoas que dependem direta e indiretamente das terras irrigadas.

São 768 lotes distribuídos em 3,1 mil hectares A rizicultura é a principal atividade, seguida pelo cultivo de cana-de-açúcar e pela piscicultura. A fruticultura também é desenvolvida, além da pastagem está presente em 61 lotes que somam 230 hectares.