Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Codevasf recebe o Selo Empresa Amiga da Família, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
conteúdo

Notícias

Codevasf recebe o Selo Empresa Amiga da Família, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

publicado: 18/12/2019 17h52, última modificação: 01/11/2022 14h40

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) recebeu nesta quarta-feira (18) o Selo Empresa Amiga da Família, concedido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). A cerimônia de entrega do Selo ocorreu na sede do MMFDH, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), com a participação da ministra Damares Alves.

A Codevasf foi representada no evento por seu diretor-presidente, Marcelo Moreira; também estiveram presentes o diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Companhia, Luís Napoleão Casado, e a presidente da Comissão de Implantação do Plano de Gestão de Logística Sustentável da Codevasf em Brasília, Marisa Cordeiro.

Selo Empresa Amiga da Família“Família é um tema de todos nós. Nós temos que começar a reconhecer, admitir e propagar: família protegida é nação soberana, família protegida é nação próspera, família protegida é empresa que lucra muito – acredite”, afirmou durante a cerimônia a ministra Damares Alves. “Não adianta a gente ter uma economia pujante, a gente ter empresas bem estruturadas, com grandes empreendedores, com grandes empresários, como vocês que estão aqui sentados, se a família está em sofrimento”, destacou a ministra.

A iniciativa de concessão do Selo pelo Ministério busca fomentar e reconhecer a adoção de práticas organizacionais de equilíbrio entre trabalho e família por empresas brasileiras, tanto privadas quanto públicas. Na Codevasf, ações realizadas por meio do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) estão entre as principais razões para a obtenção do Selo.

Na avaliação do diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, humanizar as relações no ambiente de trabalho é chave para o aumento de produtividade e para que o ambiente institucional seja estimulante e acolhedor. “A Codevasf, como empresa que tem a missão de levar desenvolvimento e criar oportunidades nas regiões em que atua, deve começar dentro de casa, cuidando e motivando seus funcionários com um ambiente saudável e produtivo, para equilíbrio entre a família e o trabalho”, diz.

Dentre os benefícios oferecidos pela Codevasf para a promoção do bem-estar dos empregados, destacam-se:

  • Licença maternidade e paternidade estendidas;
  • Licença adotante com os mesmos direitos da licença maternidade;
  • Auxílio-creche;
  • Auxílio pré-escolar;
  • Auxílio ensino especial sem limite de idade;
  • Horário diferenciado para mães que retornam da licença maternidade, até um ano de idade da criança;
  • Plano de saúde estendido aos dependentes; e
  • Sala de Coleta e Apoio à Amamentação Certificada pelo Ministério da Saúde – primeira e única empresa pública a ter a estrutura e a certificação.


Em novembro deste ano a Companhia já havia recebido um outro selo por facilitar e promover o convívio de filhos e filhas de empregados com suas famílias: o Selo Empresa Amiga da Primeira Infância, concedido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.

“A Codevasf tem sido continuamente reconhecida e apontada como modelo por suas iniciativas de proteção e apoio à maternidade, à amamentação, à primeira infância e, de modo mais abrangente, à família. O Selo obtido hoje é motivo de orgulho e celebração e é uma nova evidência de que estamos seguindo um bom caminho”, afirma Marisa Cordeiro, presidente da Comissão de Implantação do PLS na Codevasf em Brasília.

O PLS é uma ferramenta de planejamento com objetivos e responsabilidades definidos – ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação – que permite a órgãos e instituições estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na administração.