Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Codevasf realiza peixamento em Petrolina (PE) para celebrar aniversário do Velho Chico
conteúdo

Notícias

Codevasf realiza peixamento em Petrolina (PE) para celebrar aniversário do Velho Chico

publicado: 04/10/2019 15h13, última modificação: 01/11/2022 14h40

Para comemorar o Dia do rio São Francisco, celebrado nesta sexta-feira (4), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional em Petrolina (PE), realizou peixamento com de cerca de 50 mil alevinos de espécies de peixes nativas do Velho Chico, como piau verdadeiro e pacamã, produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro, localizado em Petrolina. O evento contou com a participação de estudantes do município.

Peixamento Petrolina 02.jpegO peixamento foi realizado por 25 alunos do colégio municipal Anézio Leão. Durante a soltura dos alevinos nas margens do rio São Francisco em Petrolina, eles ouviram uma breve explanação da equipe técnica da Codevasf a respeito dos cuidados com o meio ambiente. A estudante Ana Júlia Pereira, 13 anos, disse que foi um dia especial para ela. “Fiquei bastante emocionada. Eu conheço o rio desde que nasci e estar aqui, no dia do seu aniversário, colocando vidas nele, é muito legal. Foi emocionante”, disse.

Aurivalter Cordeiro, superintendente regional da Codevasf em Petrolina, informou que esse peixamento foi apenas uma das muitas ações que a Companhia tem feito em benefício do rio. “Em toda a sua área de abrangência nos Vales do São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim, a Codevasf já investiu quase R$ 2 bilhões em sistemas de esgotamento sanitário e abastecimento de água, gestão de resíduos sólidos e controle de processos erosivos. Mais de mil nascentes já foram cercadas e protegidas. Isso mostra a preocupação que temos tido com a preservação desse tesouro que é nosso rio”, disse.