Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Codevasf realiza evento sobre desafios e perspectivas para conservação da água
conteúdo

Notícias

Codevasf realiza evento sobre desafios e perspectivas para conservação da água

publicado: 31/10/2019 10h44, última modificação: 01/11/2022 14h40
Bacias hidrográficas

Bacias hidrográficas

Na terça-feira (5), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promove a mesa de diálogos “Desafios e perspectivas para conservação da quantidade e qualidade da água: clima, economia e política”, na sede da empresa, em Brasília. O debate tem a participação do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, de representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), dos senadores Ciro Nogueira e Roberto Rocha e do deputado federal Arthur Maia.

Bacias hidrográficasO objetivo do evento é estabelecer parcerias a fim de fortalecer e ampliar as ações conservacionistas, focadas na quantidade e qualidade da água, em execução pela Codevasf nas bacias hidrográficas na área de atuação da empresa.

A ideia de estabelecer essas mesas de diálogos é justamente criar sinergia para aperfeiçoar a execução de programas e ações de governo, junto com parceiros interessados, os chamados stakeholders, que tem propósitos convergentes”, afirmou o diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, Fábio Miranda, responsável pelo projeto.

A Codevasf é um braço do governo federal na execução do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas. Entre as atividades empreendidas pela empresa, destacam-se ações para proteção de nascentes, matas ciliares e topo de morros; implantação de sistemas para tratamento de esgoto sanitário em municípios das bacias do São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim; e implantação de sistemas de abastecimento de água para consumo humano em comunidades rurais.

A programação da mesa de diálogos inclui palestras sobre estratégias para implantar políticas e programas ambientais com foco no desenvolvimento sustentável e na segurança hídrica nas bacias hidrográficas frente as mudanças climáticas (Ministério do Desenvolvimento Regional); política de preservação e conservação dos recursos naturais como instrumentos econômicos e sociais para melhoria da qualidade ambiental no contexto do Acordo de Paris (MMA); e desafios para implementar políticas de gestão de água, solo e recursos florestais e a conciliação da inovação com a preservação ambiental (Mapa).

Já os parlamentares convidados para a discussão vão apresentar o papel do Congresso Nacional no desenvolvimento de políticas públicas e na agenda ambiental positiva para conter o avanço das mudanças climáticas.

A Codevasf, com o intuito de sensibilizar a classe política e a sociedade, vai promover esse ciclo de debates, que é uma oportunidade para a empresa mostrar as ações de preservação e revitalização nas bacias em que atua, além de discutir uma agenda ambiental voltada para as mudanças climáticas.”

O evento é aberto ao público e gratuito, com credenciamento realizado a partir das 8h30 para emissão de certificado de participação.

 

Serviço

Mesa de diálogos: “Desafios e perspectivas para conservação da quantidade e qualidade da água: clima, economia e política”

Quando: 05/11 (terça-feira), das 8h30 às 11h45

Onde: Auditório Avelino Costalonga, na sede da Codevasf, em Brasília (SGAN 601, Conj. I, Ed. Dep. Manoel Novaes)

*Evento gratuito e aberto ao público, com certificado de participação.