Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Codevasf realiza audiência pública em Piritiba (BA) para divulgar ações da empresa
conteúdo

Notícias

Codevasf realiza audiência pública em Piritiba (BA) para divulgar ações da empresa

publicado: 07/11/2019 12h44, última modificação: 01/11/2022 14h40

Uma equipe de técnicos da 6ª superintendência regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Juazeiro (BA) realizou, na última quarta-feira (06), uma audiência pública em Piritiba (BA), região da Chapada Diamantina. A ação faz parte do projeto “Codevasf perto de você” desenvolvido pela superintendência regional, cujo objetivo é divulgar as ações da empresa nos municípios recém-incorporados à área de atuação da Companhia. 

Audiência pública em Piritiba (BA)Em Piritiba, localizada a cerca de 320 Km de Salvador (BA), o evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença do prefeito da cidade, Samuel Santana, e representantes dos municípios de Utinga, Tapiramutá, Mundo Novo, Wagner, Macajuba e Baixa Grande, além de outras autoridades políticas, presidentes de associações de trabalhadores rurais, do comércio local e da população. 

Durante a abertura da audiência, o assessor do superintendente regional, Valdiney Amorim, destacou a importância da Codevasf, informando as ações da empresa e como a população pode ter acesso a vários benefícios voltados para o desenvolvimento regional, inclusive respondeu perguntas do plenário.  

Em seguida, o prefeito de Piritiba deu as boas vindas aos técnicos da Codevasf e elogiou a iniciativa de realizar o encontro. “Este é um anúncio de novos tempos”, afirmou Santana. Ele comentou ainda que “agora é o momento de sabermos o que a Codevasf pode fazer por nós. A população nos cobra e temos que dar respostas. A Codevasf pode ajudar em muito neste processo”. 

A programação seguiu com a apresentação do gerente regional de Gestão Estratégica da Codevasf em Juazeiro, Joselito Menezes, que fez um resumo das audiências anteriores, realizadas nas cidades de Capim Grosso, Senhor do Bonfim, Lençóis e Barra da Estiva, que reuniram representantes de 28 municípios incluídos recentemente na nova área de atuação da Codevasf, na região Norte da Bahia. Foi apresentado um resumo das principais necessidades dos municípios visitados e como a Companhia poderá atuar em cada um. 

Os prefeitos dos municípios convidados para a audiência foram unânimes em afirmar, em seus discursos, que a região precisa de intervenções do governo federal, principalmente nas áreas de esgotamento sanitário, abastecimento de água e desenvolvimento do agronegócio. 

A prefeita de Macajuba, Mary Marques Dias Sampaio, aproveitou a oportunidade para entregar à Codevasf solicitação de algumas ações emergenciais em seu município, como perfuração de poços, obras de esgotamento sanitário e calçamento. 

Após a manifestação dos representantes do poder executivo foi realizada uma sessão de perguntas do público presente. A maioria dos questionamentos fez referência à necessidade de ações voltadas para a geração de emprego e renda e preservação do meio ambiente. 

Codevasf perto de você 

A iniciativa de realizar audiências públicas reunindo municípios da região Norte da Bahia partiu do superintendente regional Elmo Nascimento, após o governo federal ter sancionado a Lei 13.702/2018, que incluiu as bacias dos rios Vaza Barris, Itapicuru, Paraguaçu e Real na área de atuação da superintendência sediada em Juazeiro. Com isso, o número de municípios atendidos subiu de 27 para 147, aumentando a responsabilidade da Companhia numa área de 206.2 mil km², com 4.5 milhões de habitantes. 

“Sentimos a necessidade de conversar com os representantes destes novos municípios, mostrar como atuamos e como podemos ajudar. Nossa estratégia consiste em visitar cada um deles e sentir de perto as necessidades mais urgentes”, justificou Elmo. 

Após o primeiro contato, são relacionados seis ou sete municípios próximos e escolhido um para a realização da audiência pública. É feita uma visita inicial para a realização de um pré-diagnóstico da situação dos municípios. 

O projeto “Codevasf perto de você” deve continuar em 2020. Um cronograma de visitas já está sendo preparado. Os trabalhos deverão começar no início do ano.