Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Codevasf promove curso de Iniciação à Piscicultura em Magalhães de Almeida (MA)
conteúdo

Notícias

Codevasf promove curso de Iniciação à Piscicultura em Magalhães de Almeida (MA)

publicado: 06/12/2019 17h40, última modificação: 01/11/2022 14h40

A 8ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em São Luís, em parceria com a Colônia de Pescadores Z-24, realizou o curso de Iniciação à Piscicultura no município de Magalhães de Almeida (MA).

Iniciação à Piscicultura em Magalhães de Almeida (MA)A capacitação, voltada para filhos de pescadores, foi ministrada pelo engenheiro de pesca e chefe da Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial da Codevasf no Maranhão, William Sousa, que também é coordenador do Projeto Amanhã no estado. “Buscamos incrementar os Arranjos Produtivos de Piscicultura em povoados que apresentem potencial para o desenvolvimento da atividade”, afirma.

No total, foram 30 horas/aula. Entre os temas abordados destacam-se as discussões sobre qualidade da água na aquicultura; uso sustentável da água na piscicultura; criação de peixes em sistemas extensivos, semi-intensivos, intensivos e superintensivos; formação e manutenção do plâncton para oxigenação do meio aquático; manejo alimentar dos peixes; montagem de estruturas flutuantes (tanques-rede) para cultivo de peixe; além de técnicas de peixamentos, alevinagens, engordas, despescas, manuseios e classificações por tamanho.

Para o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Jones Braga, a ação está alinhada aos objetivos do Projeto Amanhã. “A Codevasf atua nessas comunidades mediante a estruturação e a especialização de mão de obra local, bem como por meio da organização técnica e operacional das atividades produtivas de piscicultura”, explica.

No estado, as ações relativas aos Arranjos Produtivos de Piscicultura foram iniciadas como parte do Programa de Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária – Inclusão Produtiva. A Unidade de Piscicultura da Colônia de Pescadores Z-24 do município de Magalhães de Almeida soma-se a outras 6 unidades instaladas pela Codevasf no Maranhão.

Projeto Amanhã

O Projeto Amanhã é uma ação da Codevasf que busca inserir jovens da área rural no mercado de trabalho, complementando as atividades educativas com cursos, palestras, dias de campo e práticas de empreendedorismo e de associativismo.