Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Codevasf participa de encontro técnico para enfrentamento de doença do caju no Piauí
conteúdo

Notícias

Codevasf participa de encontro técnico para enfrentamento de doença do caju no Piauí

publicado: 03/10/2019 13h38, última modificação: 01/11/2022 14h40

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) integra um grupo de instituições que pretende enfrentar o oídio, uma doença que está provocando uma baixa na produção anual de caju no Piauí, causada por um fungo também conhecido como “cinza” ou “mufeta”. A questão foi discutida num encontro da Câmara Setorial da Cajucultura do Piauí, encerrado nesta quinta-feira (03).

Caju PiauíDurante três dias de encontro, os participantes puderam discutir aspectos teóricos do oídio e realizar trabalhos de campo. Entre as atividades de campo, foram realizadas visitas às propriedades que possuem cultivos de caju já prejudicados pelo oídio. No local, os produtores foram capacitados sobre o manejo integrado, monitoramento da doença, avaliação da severidade do fungo, formas de tratamento e prevenção.

De acordo com o pesquisador e fitopalogista da Embrapa, Cândido Athayde Sobrinho, o fungo, que tem grande potencial de disseminação e de redução da qualidade de produção, atingiu cerca de 60% dos cajueiros e já é tratado como epidemia.

“A doença atinge caráter de epidemia e nós estamos reunidos aqui, justamente, com o intuito de treinar os produtores e empresários, sensibilizarmos os agentes da cadeia para que possamos nos preparar para o ano que vem, com ações tomadas em caráter preventivo e o controle da doença seja antecipado”, explicou Athayde. 

A cajucultura é uma das cadeias produtivas de maior relevância no estado do Piauí, sendo uma das maiores geradoras de emprego e renda, especialmente no período seco, nos meses de setembro a novembro, quando a agricultura de subsistência está praticamente parada. 

A Câmara Setorial da Cajucultura do Piauí é composta por produtores, técnicos da Codevasf, da Embrapa – Meio Norte, da Secretaria de Agricultura do Piauí, entre outros.