Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Codevasf oferece curso de produção sustentável em Crateús (CE)
conteúdo

Notícias

Codevasf oferece curso de produção sustentável em Crateús (CE)

publicado: 16/12/2019 19h14, última modificação: 01/11/2022 14h40

A 7ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promove nos dias 18 e 19 desta semana curso sobre práticas de produção sustentável com o uso da irrigação por gotejamento e o aproveitamento dos efluentes da piscicultura. As atividades ocorrem no campus de Crateús (CE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). A capacitação é realizada pelo Escritório de Apoio Técnico da Codevasf em Crateús, com participação do Escritório de Apoio Técnico de Oeiras (PI).

irrigação por gotejamento.jpgO objetivo é capacitar estudantes do ensino médio do IFCE sobre as técnicas de cultivo irrigado por gotejamento, as boas práticas aplicadas na piscicultura e a importância do aproveitamento da água usada nas culturas. Entre as orientações do curso, os alunos aprenderão como preparar o solo, escolher a melhor área para irrigação, montar kit de irrigação e realizar o aproveitamento dos efluentes advindos de tanques ou viveiros utilizados na piscicultura. A atividade integra as ações do Projeto Amanhã.

Projeto Amanhã

O Projeto Amanhã é um programa social da Codevasf com grande alcance, principalmente nas comunidades rurais da área de atuação da empresa. A finalidade é fomentar a organização e a capacitação dos jovens locais, de 14 a 26 anos, matriculados em instituições de ensino formal, além de promover qualificação e preparação para a obtenção do primeiro emprego. Dessa forma, esses jovens atuarão com autonomia e competência em empreendimentos agropecuários e agroindustriais.