Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Codevasf entrega máquinas e equipamentos a municípios de Sergipe
conteúdo

Notícias

Codevasf entrega máquinas e equipamentos a municípios de Sergipe

publicado: 08/11/2019 14h02, última modificação: 01/11/2022 14h40

Entrega equipamentos SergipeA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf) entregou 40 novas máquinas e 84 trituradores forrageiros a prefeituras e associações comunitárias de 28 municípios sergipanos. A solenidade de entrega foi realizada nessa sexta-feira (8), na sede da 4ª Superintendência Regional da Codevasf. A empresa investiu R$ 8,8 milhões em recursos de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União de 2019 para adquirir os equipamentos. 

Ao todo, foram contempladas 22 prefeituras e oito associações comunitárias. Foram entregues 11 caminhões basculantes, 11 tratores, quatro motoniveladoras, quatro caminhões compactadores de lixo, quatro caminhões-pipa, três retroescavadeiras, duas roçadeiras hidráulicas e uma pá carregadeira. A solenidade de entrega teve a participação do superintendente regional César Mandarino, do diretor de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, Sérgio Costa, do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, parlamentares e prefeitos. 

Sérgio Costa destacou a eficiência da empresa na execução de emendas parlamentares. “Essa ação mostra a eficiência da Superintendência e a capacidade da empresa como um todo em investir em desenvolvimento regional. Quando adquirimos e entregamos esses equipamentos, estamos promovendo a agricultura familiar e a geração de renda, ajudando os estados do Nordeste a se desenvolverem”, afirmou. 

César Mandarino disse que o apoio da bancada federal de Sergipe tem sido fundamental para que a empresa possa fortalecer os municípios. “Estamos entregando novas máquinas a prefeituras e associações, atendendo a praticamente todos os municípios de Sergipe nos últimos dois anos. Essa iniciativa tem sido possível com o apoio dos nossos parlamentares, que têm buscado a Codevasf para executar ações como essa”, declarou o superintendente regional. 

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, afirmou que as máquinas entregues ao seu município serão muito importantes para a execução de uma série de serviços. “Estamos aqui recebendo um presente para uma cidade que não tem hoje uma única máquina. Isso dá a ideia da importância de uma ação como essa para o nosso município”, disse o prefeito. 

Os equipamentos irão estruturar prefeituras e associações comunitárias, possibilitando a execução de diversos serviços em benefício da população, como o manejo de solos para plantio, a coleta de lixo, o fornecimento de água, entre outros. Os 84 trituradores forrageiros, por sua vez, vão facilitar a vida de criadores de animais na hora do preparo de alimentação para seus rebanhos. 

Em setembro, a Codevasf já havia entregue 16 novas máquinas ao Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER). O objetivo foi renovar a patrulha mecanizada do órgão para ações de manutenção, recuperação e melhorias na malha rodoviária estadual. A Codevasf investiu R$ 3,6 milhões na aquisição dos equipamentos. A ação também contou com recursos de emenda parlamentar destinada pela bancada federal de Sergipe.