Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Codevasf e Bahia Pesca renovam parceria para fortalecimento da piscicultura no Médio São Francisco baiano
conteúdo

Notícias

Codevasf e Bahia Pesca renovam parceria para fortalecimento da piscicultura no Médio São Francisco baiano

publicado: 31/10/2019 17h11, última modificação: 01/11/2022 14h40

A piscicultura na região do Médio São Francisco será fortalecida com a renovação da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) do Governo do Estado da Bahia. O trabalho conjunto das duas instituições para estruturação de atividades de piscicultura na região existe desde 2014 e agora foi renovado por mais cinco anos.

Peixamento Bahia“A Codevasf é uma empresa pública de ação, com um extenso currículo na área de aquicultura e pesca. Também desenvolvemos pesquisa e tecnologia para fomentar o setor. Encontrar parceiros como a Bahia Pesca nos permite criar uma sinergia positiva e produtiva, que gera muitos benefícios para o cidadão brasileiro”, afirma Fábio Miranda, diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf.

A parceria prevê que a Bahia Pesca seguirá fornecendo alevinos produzidos nas estações da empresa para as ações promovidas pela Codevasf em sua área de atuação, no Médio São Francisco baiano, enquanto a Codevasf permanecerá fornecendo ração para projetos atendidos pela Bahia Pesca em todo o estado.

“Essa notícia da renovação da parceria é muito importante para a piscicultura na região. Motivo para comemorar. Esse trabalho realizado pela Codevasf de fornecimento de alevinos ajuda a mudar a condição de vida de muitas famílias, oferecendo importante alternativa de alimentação e de fonte de renda, e a parceria com a Bahia Pesca é fundamental para a manutenção dessas ações”, diz Isabel Denis, técnica da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA).

“A parceria entre a Codevasf e a Bahia Pesca permite que as duas empresas ampliem significativamente suas ações de incentivo à piscicultura na região do Médio São Francisco baiano. Os últimos cinco anos foram bastante produtivos e é uma satisfação muito grande renovar essa parceria tão importante para o pequeno produtor rural do estado”, afirma o presidente da Bahia Pesca, Marcelo Oliveira.

Parceria entre Codevasf e Bahia PescaDesde o início da parceria, em 2014, a Codevasf utilizou 1,1 milhão de alevinos produzidos nas estações da Bahia Pesca em suas ações. Os alevinos foram entregues a associações de produtores locais ou inseridos diretamente em locais públicos. O cadastramento das associações beneficiadas e a avaliação de locais e a logística, entre outras ações, são feitos pela equipe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, localizada em Bom Jesus da Lapa.

“Essa união ajuda a mudar a condição de vida de muitas famílias, oferecendo importante alternativa de alimentação e de fonte de renda”, avalia o superintendente da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, Harley Xavier Nascimento.

Aproximadamente quatro mil famílias de 16 municípios já foram beneficiadas diretamente por tais ações. Os municípios que receberam ações possibilitadas pela parceria foram: Bom Jesus da Lapa, Caetité, Candiba, Carinhanha, Guanambi, Ibotirama, Igaporã, Macaúbas, Malhada, Matina, Palmas de Monte Alto, Paratinga, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, Serra do Ramalho e Sítio do Mato.