Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Ações da Codevasf são apresentadas em audiência pública no vale do rio Paraguaçu
conteúdo

Notícias

Ações da Codevasf são apresentadas em audiência pública no vale do rio Paraguaçu

publicado: 30/09/2019 11h10, última modificação: 01/11/2022 14h40

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da superintendência regional sediada em Juazeiro, no Norte da Bahia, realizou, na última sexta-feira (27), uma audiência pública no município de Barra da Estiva, que integra a bacia do rio Paraguaçu, na região Centro-Sul baiana. O objetivo foi apresentar aos representantes dos municípios de Iramaia, Itaetê, Barra da Estiva, Ibicoara. Planaltino, Maracás e Mucugê as diversas ações que a Companhia realiza na sua área de atuação. 

Barra da EstivaA mesa diretora da audiência foi composta pelo presidente da Câmara de Vereadores de Barra da Estiva, Valter Silva Pereira; prefeito da cidade, João Machado Ribeiro, e superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Elmo Nascimento. O evento contou com a presença de prefeitos, vereadores, secretários municipais, profissionais liberais, professores e representantes de empresas, como Embasa e Bahia Frutas, além de associações de pequenos produtores rurais. 

Em seu discurso de abertura, Elmo Nascimento falou sobre a Lei nº 13.702, de agosto de 2018, que além de outros vales, incluiu o do rio Paraguaçu na área de atuação da Codevasf. “Estamos aqui para trazer para vocês um leque de ações que a Codevasf é capaz de realizar e que podem transformar a vida de todos para melhor”, afirmou o superintendente. A área de abrangência da superintendência de Juazeiro foi aumentada de 27 para 147 municípios e incluiu as bacias dos rios Vaza-Barris, Real, Itapicuru e Paraguaçu. 

A programação da audiência incluiu exibições de vídeos institucionais, apresentações técnicas sobre a Companhia e suas realizações feitas pelos gerentes de Gestão Estratégica, Joselito Menezes, e Administração e Suporte Logístico, Márcio Araújo. Em seguida, os técnicos que atuam na superintendência de Juazeiro e no Escritório de Apoio Técnico de Paulo Afonso participaram de uma seção de perguntas e respostas que mobilizou a maioria do público presente. 

Os prefeitos e representantes presentes enfatizaram em seus discursos quais as principais necessidades de cada município e parabenizaram a Codevasf pela iniciativa. “A Codevasf traz uma esperança para nós prefeitos. Que sejam bem-vindos e nos tragam muitas obras”, disse João Machado Ribeiro, prefeito de Barra da Estiva. 

Agradecemos a todos o apoio que nos foi dado para a realização desta audiência e a presença das pessoas que vieram de longe para nos prestigiarem”, afirmou o superintendente Elmo Nascimento, em seu discurso de encerramento. 

Codevasf perto de você 

A audiência pública na cidade de Barra da Estiva é a quarta realizada pela Codevasf na região Norte da Bahia desde agosto. Eventos semelhantes já foram realizados nas cidades de Senhor do Bonfim, Capim Grosso e Lençóis. 

A ideia nasceu da necessidade de mostrar aos novos municípios inseridos na área de atuação da superintendência regional de Juazeiro o que é a Companhia, quais as ações que realiza e como a população local pode ter acesso aos vários benefícios que a empresa promove. 

Para realizar esse trabalho foi criado o projeto “Codevasf perto de Você”, que inclui visitas técnicas a algumas regiões e cidades próximas para planejamento da audiência e convite para participação dos municípios vizinhos, realização de entrevistas em meios locais de comunicação, divulgação por meio de faixas de rua, carro de som e outras mídias sociais que possam atingir o público em geral. 

Geralmente as audiências públicas são realizadas nas Câmaras de Vereadores ou em auditórios públicos que possuam infraestrutura para um evento desta natureza.