Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 40 anos de apicultura no Piauí: Codevasf realiza seminários de apicultura e meliponicultura em Floriano (PI)
conteúdo

Notícias

40 anos de apicultura no Piauí: Codevasf realiza seminários de apicultura e meliponicultura em Floriano (PI)

publicado: 01/07/2019 17h51, última modificação: 01/07/2019 17h51

Em comemoração aos 40 anos da apicultura no Piauí, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) realiza entre os dias 1º e 3 de julho o XV Seminário Piauiense de Apicultura e o I Seminário Piauiense de Meliponicultura, na cidade de Floriano. No evento serão debatidas medidas e perspectivas de fortalecimento do setor para atendimento às novas exigências do mercado. Além disso, será constituída a organização de meliponicultores do Piauí.

Durante o evento, o chefe da Unidade de Desenvolvimento Regional da Superintendência da Codevasf no estado, Romualdo Ramos, proferirá palestra em que destacará ações estruturantes implementadas pela Companhia no período de 2010 a 2018, tais como a construção de Unidades de Extração de Produtos de Abelhas (UEPAs), da Unidade de Pólen e do Centro de Tecnologia Apícola do Piauí (Centapi), e também a aquisição de colmeias, cera de abelha e indumentárias – a estimativa é de que aproximadamente R$ 6 milhões tenham sido investidos no período.

Na avaliação de técnicos da Codevasf, a atividade apícola é uma das principais ações de desenvolvimento regional e territorial de inclusão produtiva para o Piauí, por contribuir para a melhoria da qualidade de vida de milhares de apicultores e colaborar para que o estado ocupe posição de destaque nos cenários nacional e mundial em produção e exportação de mel. Para o superintendente regional da Codevasf no estado, Inaldo Guerra, é preciso ir além e investir em novidades. “O grande desafio agora é diversificar e agregar novos produtos, tais como a apitoxina [veneno da abelha] e o pólen. A palavra-chave para isso é parceria”, avalia.