Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Especialistas debatem na Codevasf revitalização de bacias e desertificação do semiárido
conteúdo

Notícias

Especialistas debatem na Codevasf revitalização de bacias e desertificação do semiárido

A revitalização do rio São Francisco e a desertificação no semiárido brasileiro foram os temas principais na manhã desta quinta-feira (03) durante a primeira parte do II Seminário "Solo e água no contexto do desenvolvimento em bacias hidrográficas", que vai até esta sexta (04) no auditório da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Brasília.
publicado: 03/11/2016 12h43, última modificação: 01/11/2022 14h36

Seminário promovido em parceria com o Sinpaf vai até sexta-feira (04) com palestras e debates sobre solo e água

A revitalização do rio São Francisco e a desertificação no semiárido brasileiro foram os temas principais na manhã desta quinta-feira (03) durante a primeira parte do II Seminário "Solo e água no contexto do desenvolvimento em bacias hidrográficas", que vai até esta sexta (04) no auditório da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Brasília.

A palestra "Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco" foi proferida pelo diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, Inaldo Guerra. O especialista em ciência do solo, Orlando Pereira, conduziu a palestra "Solos e desertificação na região semiárida da Bacia do Rio São Francisco" – na qual falou sobre medidas que estão sendo realizadas pelo Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) em dois desertos no Brasil, o Gilbués (PI) e o Irauçuba (CE).

Na abertura do evento, a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, ressaltou que este é um momento muito bom para discussão e troca de informações, metodologias e experiências para o uso sustentável de água e solo. "É oportuno esse debate neste momento em que passamos por uma crise hídrica, com demandas de toda a natureza tanto para a produção energética quanto para o consumo humano e produção de alimentos. É uma pauta muito importante", ressaltou.

Além dos dois palestrantes, compuseram a mesa, Napoleão Casado, diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, como mediador; e, como debatedor, Antônio Feitosa Carvalho, diretor do Departamento de Irrigação Pública do Ministério da Integração Nacional (Senir/MI). Também estave presente o diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura (AD), Marco Aurélio Ayres Diniz.

Economias sustentáveis

Inaldo Guerra apresentou um breve histórico sobre a revitalização do São Francisco desde a criação da Codevasf. O palestrante falou sobre a criação do Programa de Revitalização da Bacia do São Francisco (PRSF) e seus desafios, e do Plano Novo Chico.

Também falou sobre as ações executadas pela Codevasf na área de economias sustentáveis, como a ovinocaprinocultura, a piscicultura; ações executadas para o controle de processos erosivos (terraços, estabilização de voçorocas, bacias de captação, recuperação de margens), proteção de nascentes, saneamento ambiental (abastecimento de água, resíduos sólidos).

Desertificação no semiárido

O segundo palestrante, Orlando Pereira, falou sobre as peculiaridades de dois desertos brasileiro, um deles causado pela água da chuva (Gilbués) e outro causado pela falta da água (Irauçuba).

Ele falou sobre as características dos dois tipos de solo e das ações que o IICA está efetuando para conter a erosão, recuperar os solos e stimular a geração de renda nas comunidades com, por exemplo, a distribuição de kits de multimudas. "As ações visam a conscientização dos agricultores sobre o comportamento do solo e capacitá-los para produzir sem provocar erosão", enfatizou.

Uso do solo e da água

Painel 2O secretário executivo da Área de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Frederico Calazans, mediou o painel “Governança do uso do solo e da água” na tarde desta quinta, enquanto o secretário da Divisão de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Felipe Costa, participou como debatedor.

O pedólogo da Embrapa Semiárido, em Petrolina (PE), Tony Jarbas abriu o painel com a palestra “Matéria orgânica do solo: Sua importância e manejo em sistemas agrícolas produtivos”. “Economia de água nos sistemas de produção é uma meta”, destacou Jarbas, que é doutor em Matéria Orgânica do Solo.

Na sequência, a engenheira sanitarista e ambiental e chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA), Izis de Oliveira Alves, ministrou a palestra “Educação ambiental como forma de governança ambiental em perímetros públicos irrigados na 2ª Superintendência Regional da Codevasf”, que abordou a metodologia e os resultados de um programa de educação ambiental em comunidades escolares nessa região.

A terceira palestrante da tarde foi a doutora Maria do Carmo Sobral, da Universidade Federal de Pernambuco, com a palestra sobre o Projeto Innovate, que envolve a interação entre os múltiplos usos da água de reservatórios por meio de tecnologia e inovação sustentável em ecossistemas aquáticos e terrestres. Ela explicou que o projeto, desenvolvido a partir de uma cooperação entre o Brasil e a Alemanha, tem entre os objetivos entender as relações entre mudanças climáticas e formas de usos da terra e da água, encontrar alternativas sustentáveis para o desenvolvimento regional, desenvolver conhecimentos para o suporte de decisões econômicas e ambientais no futuro e formação de jovens pesquisadores do Brasil e da Alemanha.

O seminário segue com painéis nesta sexta-feira (04). Confira a programação aqui

Veja fotos aqui