Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Contribuição da Codevasf vai acelerar duplicação da BR-101 em Alagoas
conteúdo

Notícias

Contribuição da Codevasf vai acelerar duplicação da BR-101 em Alagoas

A duplicação da BR-101 em Alagoas – uma das mais importantes vias de circulação de mercadorias e serviços e escoamento da produção agroindustrial do Brasil –, terá suas obras aceleradas com a contribuição da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Nesta sexta-feira, a presidente da Companhia, Kênia Marcelino, formalizou a doação, ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), de uma área de aproximadamente 71.265 m².
publicado: 03/12/2016 11h00, última modificação: 01/11/2022 14h36

Área doada ao DNIT tem mais de 70 mil m² e permitirá implantação de encabeçamento da ponte sobre rio São Francisco e de novo posto da Sefaz

A duplicação da BR-101 em Alagoas – uma das mais importantes vias de circulação de mercadorias e serviços e escoamento da produção agroindustrial do Brasil –, terá suas obras aceleradas com a contribuição da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Nesta sexta-feira, a presidente da Companhia, Kênia Marcelino, formalizou a doação, ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), de uma área de aproximadamente 71.265 m².

A área doada em benefício do avanço das obras fica próxima à divisa dos estados de Alagoas e Sergipe – aproximadamente do km 247 ao km 248 – e está localizada num terreno de sequeiro do projeto público de irrigação Itiúba, implantado e gerido pela Codevasf em Porto Real do Colégio.

“A duplicação da BR-101 promoverá mais segurança, mais conforto e mais desenvolvimento para a região. É uma rodovia extremamente importante. O gesto da Codevasf é uma colaboração nesse esforço”, explica o superintendente da Companhia em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo.

De acordo com o DNIT, a posse da área permitirá que as obras avancem com a implantação do encabeçamento da ponte sobre o rio São Francisco, no trecho alagoano de Porto Real do Colégio e a instalação de um novo posto fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz), já que a demolição do atual posto fiscal é uma das condições imprescindíveis para a construção das pistas de rolamento e do acesso à sede do município, onde está sendo erguido um viaduto. No local, também será implantado um pátio de estacionamento.

No processo de negociação com a Codevasf, o DNIT aponta que a continuação das obras de duplicação da BR-101 e a consequente retirada do posto fiscal da Fazenda Estadual do atual local deverão proporcionar diversos benefícios socioeconômicos, como a eliminação de atividades ilegais nos arredores e a retirada do estacionamento de caminhões às margens da rodovia federal – o que deverá contribuir para a redução de acidentes.

Na área doada pela Codevasf foram identificados quatro agricultores que utilizam o local para cultivo com anuência da Companhia. A partir de entendimentos entre os dois órgãos públicos federais e de resolução da Diretoria Executiva da Codevasf, as benfeitorias implantadas pelos agricultores que exploram a área serão levantadas, avaliadas e indenizadas pelo próprio DNIT, sem ônus para a Codevasf.

Como condição para efetuar a doação, a Diretoria Executiva da Codevasf também estabeleceu que a área doada não poderá ser utilizada para outra finalidade e que o DNIT ficará responsável pelas despesas referentes a impostos e custas cartorárias necessárias à transferência da posse e domínio do terreno.

Agenda em Alagoas

Na quinta-feira (01), Kênia Marcelino representou o governo federal e o Ministério da Integração Nacional na XXXI Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), em Penedo (AL). No período da tarde, a presidente da Codevasf se reuniu com agricultores familiares do Projeto Irrigado Boacica, localizado entre os municípios de Igreja Nova e Penedo, para tratar de demandas dos irrigantes.

Participaram do encontro o vice-prefeito de Igreja Nova e membro do Conselho de Administração do Distrito de Irrigação do Boacica, Manoel Gregório; o diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Napoleão Casado; o superintendente regional da Companhia em Alagoas, Antônio Nélson Oliveira; o coordenador do Conselho do Distrito do Boacica, Roberto Moura; e vereadores e irrigantes do Boacica.

“Nós estamos recebendo o apoio de toda a classe política do São Francisco para viabilizar nossas ações neste momento de crise. Faço um apelo para que vocês, irrigantes, possam se unir à Codevasf no primeiro semestre de 2017 para levarmos os projetos de modernização do Boacica para os parlamentares do estado”, disse Kênia Marcelino durante a reunião com irrigantes do Boacica.

Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157677237493726