Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Projeto Amanhã da Codevasf capacita jovens indígenas na área de piscicultura em Alagoas
conteúdo

Notícias

Projeto Amanhã da Codevasf capacita jovens indígenas na área de piscicultura em Alagoas

Uma turma formada apenas por jovens indígenas da etnia Kariri Xocó de Porto Real do Colégio (AL) participa de uma capacitação sobre princípios básicos de piscicultura promovida pelo Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) por meio do Projeto Amanhã, uma iniciativa que capacita jovens rurais para modernas técnicas agrícolas e agropecuárias. Ao todo são 30 participantes. Finalizada a capacitação, os jovens indígenas pretendem se associar e estruturar projetos de piscicultura na aldeia.
publicado: 26/11/2015 13h55, última modificação: 01/11/2022 14h27

Uma turma formada apenas por jovens indígenas da etnia Kariri Xocó de Porto Real do Colégio (AL) participa de uma capacitação sobre princípios básicos de piscicultura promovida pelo Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) por meio do Projeto Amanhã, uma iniciativa que capacita jovens rurais para modernas técnicas agrícolas e agropecuárias. Ao todo são 30 participantes. Finalizada a capacitação, os jovens indígenas pretendem se associar e estruturar projetos de piscicultura na aldeia.

A jovem Rosevania Silva tem 21 anos e é uma das participantes da capacitação. Para ela, o curso é uma oportunidade de se capacitar para geração de renda para sua família por meio da piscicultura e para garantir a segurança alimentar da aldeia, que não possui mais as mesmas condições naturais de seus ancestrais para retirar o alimento somente da natureza.

“Estou aqui no curso adquirindo conhecimento que vou levar para a vida toda. Lá temos lagoas que podem ser um meio de sobreviver a partir da piscicultura. Aprendi aqui como fazer uma produção de piscicultura que possa gerar renda. A piscicultura é importante, pois está interligada à cultura indígena. Essa atividade gera renda, ao mesmo tempo em que garante que não faltará a mistura em nosso prato. A devastação que está ocorrendo na natureza, com o desmatamento e o rio São Francisco secando, está trazendo muito prejuízo, pois o índio sobrevive de pesca e caça. Então, a piscicultura já é um meio para gente poder crescer e ter algo para se manter e suprir nossas necessidades”, afirmou.

Rawanã Marcelino dos Santos também é um dos jovens indígenas que participam da capacitação de piscicultura promovida pela Codevasf. Para ele, o curso é uma oportunidade de geração de renda para a tribo. “Pretendo no futuro ser um piscicultor, um criador de peixes. Pretendemos usar três lagoas que existem próximas à aldeia para fazer um projeto de piscicultura com a participação de todos. Com isso, vamos trazer renda para nossa tribo”, revelou o jovem Kariri Xocó.

Segundo o técnico agrícola Carlos Alberto Santos, responsável pela Unidade de Capacitação e Treinamento de Itiúba do Projeto Amanhã da Codevasf, a demanda para essa capacitação surgiu a pedido dos próprios jovens indígenas. “Geralmente nós somos procurados pelos próprios jovens aqui da região que pedem a oferta dessas capacitações e, dentro do possível, atendemos. Se houver disponibilidade de técnicos da própria Codevasf para ministrar a capacitação, nós realizamos o curso”, explicou o técnico agrícola.

indigenasEssa não é a primeira capacitação do Projeto Amanhã da Codevasf com participação de jovens indígenas da etnia Kariri Xocó. “Esses jovens já participaram também de outros cursos do Projeto Amanhã, como o de noções básicas de informática, de doces finos e salgados e de operação e manutenção de tratores agrícolas. Os jovens Kariri Xocó estão presentes em quase todos os cursos que nós oferecemos. Eles se organizam e solicitam os cursos, como já pediram o curso de operador e manutenção de trator agrícola. Temos inúmeros jovens indígenas que já participaram de cursos da Unidade de Capacitação e Treinamento de Itiúba e hoje estão no mercado de trabalho”, informou.

A coordenadora regional do Projeto Amanhã na Codevasf em Alagoas, a economista doméstico Carla Pinheiro, anunciou que para o ano de 2016 estão sendo programadas outras capacitações para atender os jovens rurais da região de Porto Real do Colégio.

“De acordo com o planejamento que estamos elaborando para 2016, existe uma programação montada a partir de demandas com cursos de piscicultura, de tratorista, de manejo de ovinocaprinocultura, de noções básicas de informática para inclusão digital dos jovens rurais, além do curso de mecanização agrícola, que é novo e uma demanda emergente por conta das máquinas agrícolas que a Codevasf repassa para associações e cooperativas da região”, apontou.

Ela inda falou sobre os resultados alcançados com as capacitações realizadas pelo Projeto Amanhã da Codevasf. “O Projeto Amanhã é uma ação da Codevasf muito importante para essa região do Baixo São Francisco. Ele possibilita aos jovens das áreas rurais um conhecimento novo para que seja agregado ao trabalho que eles realizam no dia a dia do campo. Com esses conhecimentos, eles têm a possiblidade de melhorar sua produção e a renda, além de ter novas oportunidades de trabalho. Agradeço então aos técnicos do Ceraqua São Francisco que voluntariamente participam como instrutores desse curso e compartilharam seus conhecimentos com os jovens Kariri Xocó”, declarou a economista doméstico da Codevasf.

O curso Princípios Básicos de Piscicultura segue até amanhã (27/11), no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e de Aquicultura de Itiúba (Ceraqua São Francisco), centro tecnológico e científico da Codevasf em Porto Real do Colégio.


Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157661554465921

Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf