Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Presidente da Codevasf abre Semana de Qualidade de Vida da Companhia
conteúdo

Notícias

Presidente da Codevasf abre Semana de Qualidade de Vida da Companhia

Teve início na tarde desta terça-feira (10) a programação da X Semana de Qualidade de Vida da Codevasf, cujo tema é “Viver em Harmonia”. Presente à cerimônia de abertura, o presidente da empresa, Felipe Mendes, saudou o interesse dos funcionários da Companhia, que lotaram o auditório Avelino Costalonga, e avaliou que a manutenção de um ambiente de trabalho sadio e harmonioso é de fato um esforço de natureza coletiva.
publicado: 10/11/2015 20h05, última modificação: 01/11/2022 14h27

Teve início na tarde desta terça-feira (10) a programação da X Semana de Qualidade de Vida da Codevasf, cujo tema é “Viver em Harmonia”. Presente à cerimônia de abertura, o presidente da empresa, Felipe Mendes, saudou o interesse dos funcionários da Companhia, que lotaram o auditório Avelino Costalonga, e avaliou que a manutenção de um ambiente de trabalho sadio e harmonioso é de fato um esforço de natureza coletiva.

“Todos nós devemos fazer esse ambiente de trabalho sadio, em harmonia”, disse. “A gente tem que trabalhar não só com o corpo sadio e com a mente sadia, mas também com o coração em harmonia com tudo isso. Eu acho que é esse coração que faz com que a gente goste do trabalho, que a gente se dedique ao trabalho, tenha o trabalho como uma missão a cumprir na nossa vida, na nossa sociedade, na nossa comunidade”, acrescentou Mendes.

Na avaliação do presidente, ter a amplitude do trabalho em perspectiva também auxilia a construção de uma vida em harmonia. “Acho que a Codevasf como um todo, cada um de vocês, e eu me incluo também nessa equipe, todos nós, estamos fazendo um mundo melhor, um pedaço do mundo melhor, um pedaço do Brasil melhor. Que a gente com isso possa se sentir em harmonia com este mundo e sobretudo com a gente mesmo”, afirmou. O gerente de gestão de pessoas da Codevasf, Adalberto Marques, avaliou como motivadoras as palavras do presidente.

Saúde mental no Serviço Público

A primeira palestra da Semana de Qualidade de Vida foi realizada pela Dra. Carla Antloga, professora do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho na UnB, que tratou do tema saúde mental. Em sua apresentação, ela falou sobre os conceitos de saúde mental, sofrimento e mal-estar no trabalho, apresentou as definições de indivíduo, trabalho, organização e contexto de trabalho e contextualizou o cenário de mudanças no serviço público brasileiro e os impactos para seus trabalhadores.

Segundo ela, uma das questões que afeta o funcionário público é a cobrança pela gratidão e felicidade plenas pela conquista do cargo. “Pela dificuldade em se conquistar um cargo público, pressupõe-se que o indivíduo não pode reclamar ou se chatear. Ele se sente na obrigação de sorrir o tempo inteiro”, explicou.

Ela falou ainda sobre o tabu que existe em relação ao adoecimento mental e que muitos distúrbios estão relacionados ao ambiente de trabalho. “Pesquisas indicam que há um aumento expressivo na relação entre os casos de acometimento psicológico e trabalho”, reforçou.

A professora acrescentou que existem diretrizes de promoção da saúde mental, como identificar nos locais de trabalho os fatores envolvidos no adoecimento mental, mapear os locais e os tipos de atividades e propor medidas de intervenção no ambiente e na organização do trabalho no intuito de valorizar o servidor e diminuir o sofrimento psíquico.

Semana de Qualidade de Vida

O objetivo da Semana de Qualidade de Vida é prestar informações sobre saúde, qualidade de vida no trabalho e hábitos saudáveis de alimentação e atividade física. O evento é composto por palestras informativas, oficinas, serviços de saúde e stands. Na sexta-feira, haverá um Show de Talentos com apresentações artísticas dos empregados e food trucks, com variadas opções de alimentação no estacionamento da empresa.

Confira a programação dos próximos dias

Dia 11/11 (Quarta-feira)
10h - Palestra: “Conflito de relacionamentos no trabalho” – Prof.ª Ana Magnólia -UNB
15h - Palestra: “Saúde Mental e Trabalho: causas, sintomas e intervenções" – Prof.ª Fernanda Duarte - UNB

Dia 12/11 (Quinta-feira)
10h - Palestra: “Saúde Integral da Mulher” – Dra. Miriam Cássia Mendonça Pondaag – Casa da Mulher Brasileira
15h - Palestra: “Um projeto chamado Felicidade” – Carla Furtado (especialista em psicologia positiva)

Dia 13/11 (Sexta-feira)
11h - Show de Talentos / Food Truck

Oficinas

- Defesa Pessoal (Leonardo Frias)
- Pintura (Anoushe Duarte)
- Escrita (Duda Guerra)
- Kusudama (Johnatan Santos)
- Autoestima (Mary Kay)
- Yoga (Prof. Patrícia Katkra)
- Plantão Psicológico (Psicanalista Cristina Carvalho)

Stands

- Aferição de pressão arterial
- Verificação de glicemia capilar
- Medição de pressão ocular
- Acupuntura e Auriculoterapia
- Orientação postural
- Limpeza de pele
- Spa dos pés e mãos
- Produtos artesanais naturais
- Maquiagem
- Massagem fisioterápica e estética

Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157660646439290