Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Moradores da zona rural de Exu comemoram resultados do Água para Todos
conteúdo

Notícias

Moradores da zona rural de Exu comemoram resultados do Água para Todos

Para ter água em casa, o marido tinha que ir buscar longe, conta Dona Regenilda. “Às vezes de moto, outras de bicicleta”, relata ela. “Agora, tendo a cisterna em casa, se não tem chuva a gente compra de carro-pipa e fica usando a água para tudo. Melhorou e muito”, comemora a agricultora, uma entre os mais de 14 mil moradores da zona rural de Exu, no sertão de Pernambuco, beneficiados com uma cisterna do programa Água para Todos entregues pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) por meio de sua 3ª Superintendência Regional, em Petrolina.
publicado: 10/02/2015 18h01, última modificação: 01/11/2022 14h27

Para ter água em casa, o marido tinha que ir buscar longe, conta Dona Regenilda. “Às vezes de moto, outras de bicicleta”, relata ela. “Agora, tendo a cisterna em casa, se não tem chuva a gente compra de carro-pipa e fica usando a água para tudo. Melhorou e muito”, comemora a agricultora, uma entre os mais de 14 mil moradores da zona rural de Exu, no sertão de Pernambuco, beneficiados com uma cisterna do programa Água para Todos entregues pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) por meio de sua 3ª Superintendência Regional, em Petrolina.

Assim como Regenilda, o agricultor Manoel Gonçalves, é um dos beneficiários do programa na localidade Sítio Saudade. Ele também conta que a vida melhorou muito depois de ganhar o reservatório do programa. “Antes, ninguém tinha onde guardar água. Agora cada um tem a sua cisterna. Só em ter uma cisterna já é bom não é? Tomara que melhore ainda mais”, festejou o agricultor. Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Exu, Francisco Brígido de Souza diz que a instalação das 2.822 cisternas resolveu de forma emergencial uma necessidade urgente da população rural do município.

“Foi muito importante porque as pessoas estavam na situação de não ter nem onde armazenar água. Então essa é uma ação importante da Codevasf. As pessoas têm ficado satisfeitas com as cisternas. Tenho andado nas comunidades e visto esse agradecimento. Ainda temos outras atividades realizadas pela Codevasf aqui em Exu, como a construção e recuperação de açudes que com o tempo foram deteriorando. São ações assim que a comunidade pede”, salientou o líder do sindicato.

Qualidade de vida

Em Exu, o encerramento da etapa 2013-2014 do programa de cisternas ocorreu com um ato realizado no Sítio Saudade, reunindo a comunidade local, o prefeito do município, o superintendente da Codevasf, João Bosco Lacerda, lideranças políticas locais e estaduais e técnicos da Companhia e das empresas instaladora e fornecedora dos equipamentos.

Segundo João Bosco Lacerda, foram investidos cerca de R$ 17 milhões em Exu com o programa Água para Todos, que tem amenizado a dependência hídrica na região. “Temos mais demanda de cisternas no município. Estamos cadastrando para, quando houver disponibilidade de mais recursos, poder contemplar Exu com novos reservatórios”, pontuou o superintendente.

Outras ações do programa Água pra Todos vêm sendo tocadas pela Codevasf para amenizar os efeitos da estiagem prolongada na zona rural de Exu. “A Codevasf já perfurou e instalou mais de 80 poços aqui, temos ações de construção de barragens, de barreiros, de saneamento, de apicultura. São ações que trazem a melhoria da qualidade de vida do povo. Esse programa de inclusão produtiva traz muito resultado para a população local”, comentou João Bosco.

O prefeito Léo Saraiva confirmou a importância da parceria de sua administração com a Codevasf. “Vamos ampliar essa parceria com mais ações. Esse reforço hídrico com as cisternas e os poços têm contribuído muito para amenizar a seca em nosso município. É gratificante receber essa atenção da Codevasf”, salientou.

O secretário municipal de Agricultura, Antônio Parente, também avalia de forma positiva as ações da Companhia em Exu. “As cisternas vêm acolher essa comunidade e o nosso povo. Temos parcerias com poços onde seis comunidades já foram beneficiadas, a exemplo de Barrigudinha, Barro e Toco Preto. São obras já terminadas, levando água encanada do programa Água para Todos”, apontou.

Universalizar acesso

Água para TodosA meta atual de instalação de cisternas em Pernambuco está sendo cumprida até o final de março. “Quem não foi contemplado, pode continuar procurando o Comitê Gestor municipal e entregar seus nomes, que serão encaminhados para a Codevasf. Quando houver nova disponibilidade de recursos, a gente vai tentar atender essas pessoas que por algum motivo ainda não foram beneficiadas”, explicou Ivonaldo Lacerda, coordenador do Água para Todos pela Codevasf em Petrolina.

O coordenador registra que o programa foi criado com o objetivo de universalizar o acesso à água. “Esse é o objetivo do Água para Todos, atender pessoas que vivem sem acesso a água, nas localidades mais difusas, remotas no estado. Pessoas que estão recebendo as cisternas para suprir esse déficit hídrico que é o objetivo do governo federal”, acrescentou Ivonaldo Lacerda.

Gerente regional de revitalização de bacias hidrográficas da Codevasf em Pernambuco, o engenheiro civil Elijalma Augusto Beserra ressalta que a avaliação positiva do programa, com quase 40 mil reservatórios distribuídos em 37 municípios pernambucanos até o momento, é um marco para a empresa e ainda mais para os beneficiários. Ele frisa que a Codevasf trabalha para que mais pessoas sejam contempladas com essas e outras ações em sua área de abrangência em Pernambuco.

Água para Todos

O programa Água Para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, é uma ação continuada do governo federal que teve início em 2011. Integrante do Plano Brasil Sem Miséria, o Água para Todos reúne um conjunto de ações que busca universalizar o acesso e uso de água para consumo humano e para a produção agrícola. Entre os objetivos estão oferecer água de qualidade para melhorar a segurança alimentar e nutricional, especialmente no semiárido do Nordeste.

As cisternas instaladas pela Codevasf, uma das executoras do programa, são de polietileno e têm entre as principais características a simplicidade no processo de instalação, a resistência e a vedação do armazenamento. Cada reservatório pode acumular até 16 mil litros de água, quantidade suficiente para suprir as necessidades básicas de uma família de cinco pessoas por períodos de estiagem de até seis meses.

O abastecimento das cisternas ocorre durante os períodos chuvosos: a água da chuva é aparada no telhado do local beneficiado e conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório. Nas localidades em que a estiagem tem sido mais severa, as cisternas estão permitindo que as famílias guardem com segurança a água provida por caminhões-pipa. Com a observância de cuidados básicos, que são comunicados às famílias em treinamentos específicos, a água é própria para saciar a sede e para uso no preparo de alimentos.

Veja imagens ilustrativas no Flickr da Codevasf:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157650331336659/

Conheça a nova plataforma de divulgação de notícias da Rádio Codevasf:

https://soundcloud.com/codevasf