Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Atuação da Codevasf na área de revitalização será apresentada no XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos
conteúdo

Notícias

Atuação da Codevasf na área de revitalização será apresentada no XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

As ações desenvolvidas pela área de revitalização da Codevasf serão apresentadas aos participantes do XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (XXI SBRH), que acontece até a próxima sexta-feira (27), em Brasília.
publicado: 19/11/2015 10h45, última modificação: 01/11/2022 14h27

As ações desenvolvidas pela área de revitalização da Codevasf serão apresentadas aos participantes do XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (XXI SBRH), que acontece até a próxima sexta-feira (27), em Brasília.

Durante o evento, os visitantes poderão conhecer, no estande da Codevasf e Ministério da Integração Nacional (MI), o pirá, peixe-símbolo do rio São Francisco utilizado em ações de repovoamento realizadas pela empresa no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

O tema central do XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (XXI SBRH) é “Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável: Desafios do Conhecimento e da Gestão”. O evento ocorre paralelamente ao 12º Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa (12º SILUSBA), que vai reunir profissionais para discutir a gestão da água e do território, buscando um desenvolvimento mais harmonioso e sustentável.

Nesta terça-feira (24), o diretor da Área de Revitalização da Codevasf, Eduardo Motta, fará uma apresentação durante a sessão temática do SILUSBA que vai discutir desafios para a gestão de grandes bacias hidrográficas. O diretor vai destacar os trabalhos desenvolvidos pela empresa com o objetivo de realizar o controle de processos erosivos e a conservação da água e do solo e da economia sustentável como forma de inclusão produtiva com a preservação ambiental.

“A Codevasf, como empresa que trabalha juntamente com o Ministério da Integração Nacional (MI) com enfoque na área de infraestrutura hídrica e com a sustentabilidade dos recursos hídricos, não poderia ficar de fora desses eventos. É uma oportunidade ímpar, onde nós vamos demonstrar as ações que a Companhia desenvolve no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco de 2007 a 2015”, explica.

A apresentação do diretor começa às 11 horas, na sala Silusba 3, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O trabalho da Codevasf foi reconhecido pelo programa Dryland Champions, promovido no Brasil pela Convenção das Nações Unidas para Combate à Desertificação (UNCCD) e pelo Ministério do Meio Ambiente.

“Nós iremos mostrar que, durante um período de 10 anos, a Codevasf produziu mais de 100 milhões de alevinos, voltados para o repovoamento e para ações de inclusão produtiva. Nossa intenção é salvar as espécies nativas do rio e reabilitar os recursos pesqueiros. Além disso, vamos apresentar as principais ações desenvolvidas pela empresa com foco na promoção da quantidade e da qualidade da água, que visam promover a segurança hídrica necessária para promover a segurança ambiental e benefícios para a população”, finaliza Motta.

O XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e 12º SILUSBA são promovidos pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH), Aquashare e Associação Caboverdeana de Recursos Hídricos (ACRH ). Participam das discussões, profissionais, professores universitários, pesquisadores e gestores públicos ligados aos recursos hídricos do país.

Imagens ilustrativas podem ser acessadas no perfil da Codevasf no Flickr: https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157661519772976

Ouçam a matéria da rádio Codevasf neste endereço: https://soundcloud.com/codevasf/materia-acoes-da-codevasf-serao-apresentadas-no-xx-simposio-brasileiro-de-recursos-hidricos