Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Telas que retratam infância ribeirinha são premiadas em evento promovido pela Codevasf
conteúdo

Notícias

Telas que retratam infância ribeirinha são premiadas em evento promovido pela Codevasf

As dez crianças e adolescentes ganhadoras das quatro categorias do Salão Infantojuvenil Brincando Arte 2014, promovido há 12 anos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), foram premiadas na tarde desta sexta-feira (28) em evento que teve a participação de professores, arte-educadores, artistas plásticos, funcionários e do presidente da Codevasf, Elmo Vaz.
publicado: 28/11/2014 18h57, última modificação: 01/11/2022 14h31

As dez crianças e adolescentes ganhadoras das quatro categorias do Salão Infantojuvenil Brincando Arte 2014, promovido há 12 anos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), foram premiadas na tarde desta sexta-feira (28) em evento que teve a participação de professores, arte-educadores, artistas plásticos, funcionários e do presidente da Codevasf, Elmo Vaz.

O Salão expôs durante duas semanas, na sede da Codevasf, em Brasília, 58 trabalhos de alunos de escolas públicas e privadas, ateliês e cursos de artes do Distrito Federal. Os desenhos e pinturas estavam divididos em quatro categorias – Infantil, Juvenil I e II e Especial – e foram inspirados pelo tema “A infância nos Vales”, em referência aos vales dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim.

O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, agradeceu aos presentes pelo envolvimento com o Salão e apresentou brevemente o trabalho realizado pela Companhia. “A empresa atua em revitalização ambiental, inclusão produtiva, repovoamento dos rios e realiza uma série de intervenções voltadas para o desenvolvimento dessas regiões”, disse. “As telas que vi aqui hoje são muito Salão 2014bonitas. Estimulo todos vocês, crianças e adolescentes que expressaram suas perspectivas sobre a vida nas proximidades dos rios, a persistirem no trabalho artístico”, afirmou Vaz. O presidente da Codevasf também anunciou o tema da edição 2015 do Salão, que será “O rio dos meus sonhos”.

A organizadora do evento, Nilma Nogueira, agradeceu aos jovens artistas, pais, professores, arte-educadores, jurados e patrocinadores – e também à direção da Codevasf – pela colaboração. “Minhas palavras são de agradecimento. Sem a dedicação e o engajamento de cada um esse evento não seria possível”, disse.

Participantes

A professora de artes do Ateliê Casa da Vila, Marlene Pires Maciel, participou pela terceira vez do Salão Brincando com Arte – desta vez com sete telas, de alunos de 9 a 11 anos. Segundo ela, as crianças ficaram muito animadas com o tema deste ano. “Todos são crianças. Eles retrataram suas vidas, o jogar bola, o brincar. Gostaram muito”, disse. De acordo com a professora, o evento permite que as crianças conheçam a área de atuação da Codevasf e parte dos projetos da empresa. “Como a realidade das famílias dos alunos muitas vezes também é essa, de vida na zona rural, eles acharam muito importante o trabalho da Codevasf”, afirmou.

Salão 2014 -- Apresentação musicalO professor Francisco Bastos da Costa, do Instituto Metamorfose e da Ação Social Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Promovida) trouxe 18 quadros das duas instituições e participa do Salão desde 2008. Segundo ele, os alunos acharam o tema mais fácil porque infância já os remete a um monte de brincadeiras. “Participo há anos porque acho uma excelente iniciativa acreditar e incentivar talentos nas escolas”, disse.

Wanessa Francilina Dourado, vencedora da categoria Juvenil II, participou do Salão pela segunda vez e foi premiada pela primeira. “Foi muito emocionante”, confessou. Segundo ela, seu trabalho expressa atividades de seu universo: “Coloquei [na tela] o que eu gostava de fazer”.

Giovanna Ingrid Lima Ribeiro recebeu o prêmio de 2º lugar na categoria Juvenil I e afirmou ter sido mais fácil pintar com a inspiração do tema infância: “A coisa que eu mais faço é brincar. Toda criança brinca. Por isso escolhi como título uma brincadeira, o esconde-esconde”.

Salão 2014 -- TelaOs vencedores receberam troféus, medalhas e kits com materiais de produção artística, como cavaletes de pintura, revistas especializadas, tintas, pincéis, telas e lápis aquareláveis. Os trabalhos foram julgados voluntariamente pelos artistas Goári, Oswaldo Púllen, Rosa Aurélia Rosa e Sonté. Na cerimônia de premiação houve uma apresentação musical dos gêmeos José Jeferson e Clara Maria, de 9 anos, alunos do projeto Música para Crianças, do Departamento de Música da Universidade de Brasília (UnB). Eles executaram em violino composições de C. M. von Weber e G. F. Handel. O Salão contou com o apoio da Casa das Artes, da MS Desenhos e da Associação Vida Nova.

Os organizadores do evento lembraram aos presentes à cerimônia que está em curso a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, da Organização das Nações Unidas (ONU), e os convidaram a vestir a cor laranja para expressar apoio. A campanha se estende até o dia 10 de dezembro.

Veja a lista de premiados:

Categoria Infantil (até 10 anos)
1º Julia Ferreira França
2º Pedro Salgado
3º Ana Clara Lisboa Ribeiro

Categoria Juvenil I (de 11 a 14 anos)
1º Ana Beatriz Jesus Ricardo
2º Giovanna Ingrid Lima Ribeiro
3º Evelly Cardoso Diniz

Categoria Juvenil II (de 15 a 18 anos)
1º Wanessa Francilina Dourado
2º Aline de Sousa Lima
3º Estefany de Oliveira Ribeiro

Categoria Júri Popular

Aline de Sousa Lima

Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157649095347157/

Conheça a nova plataforma de divulgação de notícias da Rádio Codevasf: https://soundcloud.com/codevasf