Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Reunião entre Codevasf e bancada do Piauí tem consenso sobre ação no semiárido
conteúdo

Notícias

Reunião entre Codevasf e bancada do Piauí tem consenso sobre ação no semiárido

A “fronteira seca” do Piauí, encravada no semiárido e onde cerca de 800 mil moradores sofrem com os efeitos da estiagem prolongada, receberá ação da Codevasf para garantir segurança hídrica. Esta foi a conclusão de reunião realizada na manhã desta quarta-feira (05) entre o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, e a bancada de deputados e senadores piauienses, na sede da Companhia, em Brasília.
publicado: 05/02/2014 12h57, última modificação: 01/11/2022 14h31

A “fronteira seca” do Piauí, encravada no semiárido e onde cerca de 800 mil moradores sofrem com os efeitos da estiagem prolongada, receberá ação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para garantir segurança hídrica. Esta foi a conclusão de reunião realizada na manhã desta quarta-feira (05) entre o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, e a bancada de deputados e senadores piauienses, na sede da Companhia, em Brasília.

O edital para estudos de viabilidade e apresentação de anteprojeto será lançado em abril, com previsão de lançamento de edital para as obras físicas já num prazo máximo de um ano e meio com base na conclusão dos estudos e no anteprojeto. O conteúdo do primeiro edital ficou consensuado entre a Codevasf e a bancada: o estudo contratado deverá definir o provimento de água por um canal de até 350 km (a partir do rio São Francisco, do Lago de Sobradinho ou do manancial de Gurgueia) até a barragem de Petrônio Portela, situada no município de São Raimundo Nonato, região onde a situação é mais crítica no estado.

A barragem passará a ter usos múltiplos: além do abastecimento, poderá irrigar área de até 10 mil hectares. Além disso, a ideia é que seja feita interligação também com as barragens de Jenipapo e de Pedra Redonda, ampliando a distribuição de água na região. O estudo de viabilidade, além de definir um anteprojeto para essa obra, deverá também apontar os caminhos para a solução do suprimento hídrico de todo o semiárido piauiense, cujos projetos serão formulados em etapas seguintes.

“A bancada foi favorável a essa decisão, e nós estamos rapidamente lançando o edital para que possamos num tempo curto obter o estudo de viabilidade e o anteprojeto, e assim lançarmos o edital para as obras”, disse o presidente da Codevasf ao final da reunião. Essa obra irá compor o chamado Eixo Oeste do Projeto de Integração do São Francisco (PISF).

“Considero que aqui tomamos uma decisão importante no que diz respeito à segurança hídrica no Piauí. Ficou mais amplo o estudo, porém mais específico no ponto de conseguir água para atender a esses municípios que hoje não têm água suficiente nem para consumo humano”, disse o deputado federal Jesus Rodrigues. Além dele, participaram da reunião os senadores Wellington Dias, Ciro Nogueira e João Vicente Claudino; e os deputados federais Assis Carvalho, Marcelo Castro, Osmar Júnior, Júlio César, Paes Landim e Iracema Portella.

Ouça a notícia na Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2014/06-reuniao-entre-codevasf-e-bancada-do-piaui-tem-consenso-sobre-acao-no-semiarido.mp3