Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Reflexões sobre transporte sustentável marcam Dia Mundial do Meio Ambiente na Codevasf
conteúdo

Notícias

Reflexões sobre transporte sustentável marcam Dia Mundial do Meio Ambiente na Codevasf

Um passeio ciclístico nos arredores da sede da Codevasf, em Brasília, com participação do projeto DV na Trilha, foi uma das atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente nesta quinta-feira (5). A programação, proposta pela Gerência de Meio Ambiente, contou, ainda, com a inauguração de um bicicletário, situado ao lado da associação de servidores (Assemco), como forma de incentivar o hábito de pedalar entre os empregados.
publicado: 05/06/2014 16h07, última modificação: 01/11/2022 14h31

Um passeio ciclístico nos arredores da sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Brasília, com participação do projeto DV na Trilha, foi uma das atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente nesta quinta-feira (5). A programação, proposta pela Gerência de Meio Ambiente, contou, ainda, com a inauguração de um bicicletário, situado ao lado da associação de servidores (Assemco), como forma de incentivar o hábito de pedalar entre os empregados.

O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, participou da solenidade e parabenizou toda a equipe pela iniciativa. “A Codevasf vem incentivando a preservação do meio ambiente por meio de importantes projetos, sobretudo na área de revitalização de bacias hidrográficas. Temos, também, inúmeras oportunidades que podem ser desenvolvidas dentro de nossos perímetros de irrigação. Um exemplo é o trabalho feito no Mandacaru, em Juazeiro (BA), para reduzir o desperdício de água, e que já teve reconhecimento internacional. O bicicletário é uma iniciativa simples e louvável. Que a gente possa, então, ousar cada vez mais nas questões ambientais”, ressaltou.

Para o gerente de Meio Ambiente da Codevasf, Sérgio Henrique Alves, todos os anos a Companhia deve promover atividades em alusão a essa data comemorativa, como forma de estimular a reflexão entre seus colaboradores. “O tema desse ano foi transporte sustentável e vem ao encontro de iniciativas desenvolvidas no Distrito Federal, como as ciclovias. Se a Codevasf não tivesse implantado o bicicletário, ela não daria condições para seus empregados virem trabalhar de bicicleta. Por isso a importância dessa ação”, salientou o gerente, que registrou, ainda, a parceria com a Assemco, por meio da qual os empregados podem fazer uso das dependências da associação para deixar seus pertences e tomar banho.

Após a inauguração do bicicletário, houve o sorteio de uma bicicleta dobrável. O ganhador foi o engenheiro civil Celso Dutra, lotado na Unidade de Estudos Básicos. “Atualmente eu só faço caminhada; mas, agora, com a bicicleta disponível, pretendo fazer mais exercícios. Eu achei espetacular essa preocupação da empresa com o meio ambiente e a atividade física. Esse movimento foi tudo de bom”, destacou.

Inclusão social e qualidade de vida

DV na trilhaO Projeto Deficiente Visual na Trilha (DV na Trilha) é uma ação social realizada por voluntários e ciclistas de Brasília que decidiram dividir uma de suas maiores paixões, o pedalar, com quem, de outra forma, não teria como fazê-lo: os deficientes visuais. Para tanto, o projeto utiliza bicicletas tandem (bicicletas duplas, para dois ciclistas), em que, na frente, vai um condutor, voluntário do projeto, e atrás, um deficiente visual.

“A importância do projeto, que tem uma vertente competitiva e recreativa, é promover a inclusão social dos deficientes visuais por meio do esporte. Além de melhorar a autoestima da pessoa, o uso da bicicleta desafoga o trânsito e não produz nenhum tipo de poluente, o que representa um ganho enorme para o meio ambiente. Por isso, essa iniciativa da Codevasf é sensacional”, explica a coordenadora do projeto, Simone Cosenza.

Jones Ribeiro da Silva é deficiente visual e participa do DV na Trilha há dois anos. Para ele, o projeto trouxe benefícios significativos para sua vida. “Eu tinha uma vida sedentária, pesava mais de 120 kg. Minha autoestima melhorou muito e hoje posso treinar, competir, enfim, ter uma perspectiva de vida”, relata.

A mesma opinião é compartilhada por Ana Lídia Martins, atleta DV há cerca de quatro anos. “Esse projeto é uma maravilha e mudou totalmente a minha vida. Sou outra pessoa hoje, pois sempre estou com aquela expectativa de pedalar. É bom demais”, elogia.

A programação pelo Dia Mundial do Meio Ambiente na Codevasf contou, também, com uma palestra sobre o DV na Trilha. Para saber mais sobre esse projeto, acesse: http://www.dvnatrilha.com.br/

Veja fotos ilustrativas no flickr da Codevasf:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157644616586977/