Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Mais um comitê do Água para Todos é formado no semiárido alagoano
conteúdo

Notícias

Mais um comitê do Água para Todos é formado no semiárido alagoano

As ações do programa Água para Todos executadas pela Codevasf avançam em mais um município do semiárido alagoano. Desta vez foi o município de Monteirópolis (AL), na região do sertão, que formou o Comitê Gestor Municipal do programa que está universalizando o acesso à água para famílias de comunidades rurais difusas. Agora já são 16 municípios de Alagoas atendidos pelo Água para Todos. Inicialmente, serão 343 famílias beneficiadas com a implantação de cisternas em Monteirópolis.
publicado: 14/02/2014 13h12, última modificação: 01/11/2022 14h31

As ações do programa Água para Todos executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) avançam em mais um município do semiárido alagoano. Desta vez foi o município de Monteirópolis (AL), na região do sertão, que formou o Comitê Gestor Municipal do programa que está universalizando o acesso à água para famílias de comunidades rurais difusas. Agora já são 16 municípios de Alagoas atendidos pelo Água para Todos. Inicialmente, serão 343 famílias beneficiadas com a implantação de cisternas em Monteirópolis.

Segundo Eduardo Motta, coordenador regional do programa Água para Todos na Codevasf em Alagoas, o Comitê Gestor Municipal é um colegiado formado por representantes de organizações da sociedade civil e dos poderes públicos municipais e que tem como função acompanhar a execução do programa em seu município.

“Entre as atribuições do comitê está avaliar e validar os cadastros de potenciais beneficiários, observando se estão enquadrados nos critérias para atendimento pelo Água para Todos. Outro papel de extrema importância do comitê é manter um relacionamento com as comissões comunitárias formadas em cada povoado do município atendido pelo programa. Os membros do comitê são oriundos dessas comunidades e devem ouví-las para verificar se tudo está ocorrendo conforme as metas do programa para o município”, explicou.

Representante quilombola

O Comitê Gestor Municipal de Monteirópolis é composto por 11 membros titulares e 11 suplentes que representam instituições como associações comunitárias, sindicato dos trabalhadores rurais, associações comunitárias, igrejas e prefeitura municipal. Um desses representantes é Ailson Bezerra, que se candidatou a representar o povoado Paus Pretos, uma comunidade quilombola do município que não possui água encanada e que sofre com a falta de reservatórios adequados para acúmulo de água.

“É um marco importante a formação do comitê. Com muita satisfação, irei representar minha comunidade no programa Água para Todos. O que mais acontece em nossa comunidade são os reservatórios improvisados. Quando chove, muitas pessoas têm que utilizar baldes para acumular água, já que não possuem outros meios e não temos água canalizada. Com a seca, ficamos dependentes dos carros pipas”, comentou Bezerra. Segundo ele, a comunidade já está bastante ansiosa para receber cada um sua cisterna para melhorar a qualidade de vida com o acesso à água armazenada da chuva.

Nina Silva também integra o comitê como representante da comunidade Amargosa. “Em minha comunidade, todas as famílias pegam água de um chafariz público que não é suficiente para as necessidades das famílias. Além disso, as pessoas também não têm onde armazenar a água. Eu mesma junto água em baldes, que somente dão para um dia. Com isso, tenho que ir em busca de água todos os dias praticamente, percorrendo uma grande distância. Com a cisterna, a situação dessas famílias será bem melhor”, afirmou.

Reforçando a parceria

Para o prefeito de Monteirópolis, Elmo Medeiros, a chegada do programa Água para Todos no município reforça os laços de parceria da Codevasf com as prefeituras municipais para o desenvolvimento da região do semiário alagoano.

“Ao trazer esse programa que está universalizando o acesso à água no semiárido de nosso país, a Codevasf reforça essa parceria. Nossa população que vive no semiárido precisa demais desse líquido precioso que é a água. Neste primeiro momento, a população de Monteirópolis está sendo contemplada com mais de trezentas cisternas, que serão um grande avanço na qualidade de vida de nosso povo”, observou.

Ele avalia que será necessário solicitar uma ampliação do número de cisternas para o município, já que o pré-cadastro realizado pela Codevasf apontou que aproximadamente 500 famílias possuem a carência do equipamento e se enquadram nos critérios para serem beneficiadas pelo programa.

“Pretendemos solicitar à Codevasf que haja uma ampliação do número de cisternas para beneficiar todas as famílias que necesssitam do equipamento. Em nosso, município, 60% das famílias vivem na zona rural, que em sua maioria possui problemas com abastecimento de água. São 18 comunidades rurais com grande deficiência de acesso à água. Dai a importância da Codevasf trazer esse importante programa para Monteirópolis”, acrescentou o prefeito do município.

O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Ivan Craveiro, afirmou que o programa atenderá a todas as comunidades de Monteirópolis que não possuírem acesso à água e que atendam aos critérios do Água para Todos. “Nossas equipes do programa já estão em campo realizando o cadastramento dos potenciais beneficiários e as respectivas validações necessárias para gerar o benefício. E em breve, todos que se enquadram nos parâmetros para serem atendidos pelo programa serão beneficiados”, informou.

Além das cisternas para consumo humano, o município de Monteirópolis também será beneficiado com a implantação de barreiros para dessedentação animal por meio do Água para Todos.

Água para Todos

O programa Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, ao qual a Codevasf é vinculada. Uma de suas metas é promover a instalação de 750 mil cisternas de abastecimento humano até o fim de 2014 – deste montante, a Codevasf deverá instalar mais de 160 mil. Os reservatórios implantados pela Codevasf são de polietileno e têm entre suas principais características a resistência, a facilidade de instalação e a vedação do armazenamento.

A Codevasf vem executando ações do programa Água para Todos em Alagoas desde 2011. Até o momento, já foram beneficiadas 11.402 famílias com a instalação de cisternas para consumo humano em sete municípios alagoanos: Estrela de Alagoas, Craíbas, Arapiraca, Belo Monte, Delmiro Gouveia, São Sebastião e Traipu.

A meta da Codevasf é implantar até o final deste ano, 24.478 cisternas em 27 municípios alagoanos. Dos 27 municípios incluídos nas metas 2011/2012 e 2013/2014, dezesseis já implantaram o Comitê Gestor Municipal e passaram a ser atendidos pelo programa.

Ouça a notícia na Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2014/17-mais-um-comite-do-agua-para-todos-e-formado-no-semiarido-alagoano.mp3