Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Kits beneficiam manejo alimentar dos animais em comunidades baianas
conteúdo

Notícias

Kits beneficiam manejo alimentar dos animais em comunidades baianas

Pequenos produtores do norte baiano estão sendo equipados para assegurar a alimentação animal de seus rebanhos em meio à estiagem. Mais de 250 famílias de agricultores da zona rural dos municípios de Juazeiro, Curaçá e Remanso, na Bahia, foram beneficiadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com kits compostos por máquinas forrageira e ensiladeira, equipamentos que contribuem para o manejo alimentar dos animais.
publicado: 01/07/2015 15h28, última modificação: 01/11/2022 14h32

Pequenos produtores do norte baiano estão sendo equipados para assegurar a alimentação animal de seus rebanhos em meio à estiagem. Mais de 250 famílias de agricultores da zona rural dos municípios de Juazeiro, Curaçá e Remanso, na Bahia, foram beneficiadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com kits compostos por máquinas forrageira e ensiladeira, equipamentos que contribuem para o manejo alimentar dos animais. A ação favorece oito associações, onde os produtores passarão a ter melhores condições de enfrentar os períodos de seca.

Segundo o superintendente da 6ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Juazeiro (BA), Alaôr Grangeon, cerca de 100 desses kits beneficiarão, até o final deste ano, associações e comunidades de municípios afetados pela seca e que dependem da pequena pecuária extensiva para subsistência.

O investimento total é de aproximadamente R$ 1 milhão, com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI) e do Orçamento Geral da União, destinado à Codevasf por meio de emendas parlamentares. A ação integra o Plano Brasil sem Miséria e, até o momento, foram repassados 38 kits.

Os agricultores familiares contemplados nesta etapa produzem e vivem em Lagoa do Boi, no município de Juazeiro; Formosa de Cima, Roça Nova, Casinhas Três irmãos e Borda do Lago de Sobradinho, no município de Remanso; Barra do Brejo, Fazendas Santana, Embiraçu e Primavera, no município de Curaçá.

Associações beneficiadas

De acordo com o presidente da Associação dos Pequenos Agropecuaristas de Barra do Brejo e Localidades Circunvizinhas, Euclides Almeida, os kits com máquinas forrageira e ensiladeira ajudarão a garantir a alimentação dos animais. “Criamos ovinos, caprinos e bovinos e esses equipamentos vão ajudar bastante. Nós vamos fazer a silagem e estocar para ir usando durante o período de estiagem, assim os animais ficam com a alimentação garantida”, ressalta.

Edmilson Gonçalves da Silva, que representa a Associação dos Pequenos Produtores da Fazenda Primavera (Asspp), conta as dificuldades enfrentadas antes de adquirir o implemento. “Esse kit vai ser muito proveitoso na questão de preparar a forragem, porque a gente enfrentava muitas dificuldades na alimentação dos animais e também tínhamos que pedir a máquina emprestada aos vizinhos”, relata.

Outra entidade beneficiada é a Associação dos Pequenos Produtores e Agricultores Familiares das Fazendas Santana e Embiraçu, que tem 45 famílias cadastradas. “Nossa plantação é diversificada, tem a palma, mandioca, feijão e milho. O principal beneficiamento vai ser poder fazer a ração para os animais e toda a comunidade será favorecida”, destaca o presidente da associação, Manoel Maurício Gonçalves.

A secretária de Meio Ambiente do município de Curaçá, Ivanilde Gomes, evidencia a importância da aquisição dos kits para as comunidades. “Foi um sonho realizado, as comunidades são carentes. Barra do Brejo, por exemplo, é uma localidade que só tem água por meio do carro-pipa e uma barragem. Para a região essa ação é muito relevante, devido à grande necessidade dos produtores, então todos estão contentes com esse ganho”, acentua.

Para a presidente da Associação dos Vazanteiros da Borda do Lago de Sobradinho, Elza América de Lima, o equipamento chegou em um momento oportuno. “Estamos com as plantações no ponto para fazer a silagem. Usamos o sorgo, capim, milho e mandioca. Quando não tínhamos a forrageira só cortávamos e acabava desperdiçando alguns alimentos”, explica.

Os 56 produtores vinculados a Associação de Mulheres e Amigos Criadores Rurais de Lagoa do Boi e Vizinhança também foram beneficiados com o kit. “Os produtores tinham que sair para alugar a máquina em outra comunidade, agora não precisaremos mais nos deslocar para outro lugar”, conta a representante da associação Ruiza Maria Ferreira.

Para receber o kit com máquinas forrageira e ensiladeira é necessário que as famílias atendam aos critérios determinados pelo Plano Brasil sem Miséria, como estarem inscritas no cadastro único de programas sociais do governo federal (CadÚnico) e ter renda per capita familiar mensal de até R$ 77. A 6ª Superintendência Regional da Codevasf avalia as associações por meio de reuniões e visitas técnicas, além de acompanhar o processo de entrega.


Veja fotografias ilustrativas no Flickr da Codevasf:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157651892490876


Ouça as notícias da Rádio Codevasf:

https://soundcloud.com/codevasf