Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Investimentos do governo federal vão melhorar captação de água em perímetros de Pernambuco e da Bahia
conteúdo

Notícias

Investimentos do governo federal vão melhorar captação de água em perímetros de Pernambuco e da Bahia

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) segue tratando como prioridade o processo de implantação de estruturas complementares de captação de água em seus perímetros de irrigação. Nesta quinta-feira (22), o presidente da Codevasf, Felipe Mendes, e o diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da empresa, Luís Napoleão Casado, assinaram os contratos e as ordens de serviço relacionados aos perímetros de Fulgêncio, em Pernambuco, e de Curaçá e Maniçoba, na Bahia.
publicado: 22/10/2015 19h31, última modificação: 01/11/2022 14h32

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba  (Codevasf) segue tratando como prioridade o processo de implantação de estruturas complementares de captação de água em seus perímetros de irrigação. Nesta quinta-feira (22), o presidente da Codevasf, Felipe Mendes, e o diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da empresa, Luís Napoleão Casado, assinaram os contratos e as ordens de serviço relacionados aos perímetros de Fulgêncio, em Pernambuco, e de Curaçá e Maniçoba, na Bahia.

Os investimentos nesses três perímetros são de aproximadamente R$ 4 milhões. A produção do Curaçá e do Maniçoba mantêm cerca de dez mil empregos diretos e indiretos; a do Fulgêncio envolve o trabalho de cerca de 1.500 famílias.

Ao todo, o Ministério da Integração Nacional destinou R$ 38,3 milhões à Codevasf para a execução de intervenções emergenciais de captação de água nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas.

“Os engenheiros e técnicos da Codevasf têm trabalhado com determinação para instalar as estruturas de captação com a maior brevidade de acordo com o que foi anunciado pelo governo federal, por meio do Ministério da Integração. Os recursos estão garantidos e, por isso, esperamos que a empresa contratada conclua os serviços o mais rápido possível”, afirmou o presidente da Codevasf, Felipe Mendes.

O objetivo da implantação emergencial dessas estruturas complementares de captação é assegurar a regularidade da oferta de água para áreas de produção irrigada afetadas pelos baixos níveis do rio São Francisco nos reservatórios de Sobradinho e Itaparica e na região do Baixo São Francisco.

“O governo federal não tem medido esforços para dirimir as dificuldades e garantir  que a água chegue aos lotes dos produtores. Além da implantação do projeto de captação por flutuantes, a Codevasf está trabalhado em alternativas para a convivência com a seca na bacia do São Francisco”, destacou o diretor da Área de Irrigação, Luís Napoleão Casado.

Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157657872096343

Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf