Notícias
Codevasf sedia debate nacional sobre segurança hídrica em Sergipe
Projetos, estudos e obras estruturantes para ampliação da oferta hídrica e redução de riscos associados a eventos extremos de secas e cheias foram os temas que deram a tônica, nesta sexta-feira (8), aos debates do Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH) em Sergipe, evento promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e sediado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no auditório de sua superintendência regional, em Aracaju.
O evento, que começou na quinta (7), reuniu representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Ministério da Integração Nacional (MI), entre outros órgãos, para debater a situação hídrica no Brasil e em Sergipe.
O gerente regional de Revitalização, Oscálmi Porto, explicou que várias ações da Codevasf promovem a segurança hídrica, ao mesmo tempo em que dependem dela. “Perímetros irrigados e sistemas de abastecimento de água promovem a segurança hídrica, garantindo água para abastecimento da população e atividades produtivas. Por outro lado, a Codevasf também executa ações que promovem a qualidade das fontes hídricas, como a implantação de sistemas de esgotamento sanitário ou ações de resíduos sólidos, e que ampliam a produção de água, a exemplo da recuperação de nascentes”, declarou.
O evento teve as presenças do superintendente regional substituto, Antônio Porfírio, e do secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas. “É muito importante haver essa parceria entre os órgãos para que todos possam superar as dificuldades. E a Codevasf possui uma série de ações conjuntas com a Semarh; a mais recente delas é a doação de uma área para a ampliação da Grota do Angico, que contou com uma solenidade simbólica durante o Dia da Caatinga”, afirmou Porfírio.
O superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA, Sérgio Ayrimoraes, apresentou os objetivos do Plano Nacional de Segurança Hídrica. O PNSH tem como objetivo criar diretrizes e critérios para definição das principais intervenções estratégicas do país para garantir a oferta de água para abastecimento humano e atividades produtivas, bem como para reduzir os riscos associados a eventos críticos, a exemplo de secas e enchentes.
Lançado em agosto de 2014, o plano pretende identificar, até 2020, as demandas efetivas do setor de recursos hídricos. A meta do PNSH é, a partir desse estudo, concretizar as intervenções propostas até o ano de 2035.
Veja fotos no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157652466129411/
Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf