Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Codevasf promove seminário sobre perspectivas de agronegócio no Baixio de Irecê
conteúdo

Notícias

Codevasf promove seminário sobre perspectivas de agronegócio no Baixio de Irecê

As experiências e os resultados de pesquisas de cultivos irrigados e as alternativas de negócios, comercialização e financiamento são o tema do I Seminário Perspectivas de Agronegócio para o Baixio de Irecê e Região. Organizado pela Codevasf, o evento ocorre no sábado (3), durante a 16ª Exposição Agropecuária da Região de Irecê (Expoagri), das 8h30 às 17h, no Centro de Eventos de Irecê (BA).
publicado: 29/04/2014 16h33, última modificação: 01/11/2022 14h31

As experiências e os resultados de pesquisas de cultivos irrigados e as alternativas de negócios, comercialização e financiamento são o tema do I Seminário Perspectivas de Agronegócio para o Baixio de Irecê e Região. Organizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o evento ocorre no sábado (3), durante a 16ª Exposição Agropecuária da Região de Irecê (Expoagri), das 8h30 às 17h, no Centro de Eventos de Irecê (BA).

O público-alvo são os agricultores irrigantes selecionados para ocuparem a 1ª etapa do perímetro de irrigação Baixio de Irecê, localizado nos municípios de Itaguaçu da Bahia e Xique-Xique, no semiárido baiano, além de técnicos, agricultores e instituições da região. O seminário tem entre os objetivos melhorar condições de produção, produtividade, extensão rural e comercialização.

A abertura do seminário será feita pelo presidente da Codevasf, Elmo Vaz, com a palestra “O perímetro irrigado Baixio de Irecê – implementação e perspectivas de desenvolvimento regional”. Entre os palestrantes, além de técnicos da Companhia, estarão representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Petrobras, da Bioóleo Industrial, da Brasfut e do Banco do Nordeste.

Ao longo do dia, a programação inclui duas mesas redondas: “Manejo de solos arenosos e suas potencialidades” e “Comercialização e crédito”. A primeira, na parte da manhã, contará com as palestras “Cultivo de solos arenosos e potencialidades para o projeto Baixio de Irecê” e “Manejo de água na irrigação”. À tarde, a segunda mesa redonda será formada pelas palestras “Cooperativismo, agregação de valor e comercialização na região de Irecê”, “Financiamento da produção”, “Visão de futuro para a área de fruticultura: metodologia de compra da Brasfrut” e “Oportunidade para plantio de mamona no Baixio de Irecê”.

“Vamos passar orientações sobre as condições ideais para lidar com o tipo de solo da região, o manejo correto das áreas para obter os melhores resultados e as culturas mais adequadas”, adianta o palestrante Ubirajara Bessa Filho, engenheiro agrônomo e chefe da Unidade de Apoio à Produção da Gerência de Irrigação, da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa (BA).

Centro de eventos

O Centro de Eventos, onde será realizado I Seminário Perspectivas de Agronegócio para o Projeto Baixio de Irecê, será entregue pela Codevasf durante a realização da 16ª Expoagri. Com investimentos de aproximadamente R$ 300 mil, o centro propõe a integração entre pequenos empreendedores rurais e outros setores da economia dos 21 municípios que compõem o Território de Irecê – cuja população estimada é de 500 mil habitantes.

Além do aspecto sociocultural, os participantes e visitantes terão a oportunidade de trocar experiências, firmar parcerias e efetivar importantes transformações na cultura empresarial. O centro de eventos também vai estimular a disseminação do conhecimento, a cultura da cooperação, a transferências de tecnologias, as estratégias de novos mercados e a adoção de modelos de gestão aos empreendimentos rurais.

Expoagri

A 16ª Exposição Agropecuária da Região de Irecê (Expoagri) ocorre de 1º a 4 de maio, no Parque de Exposições de Irecê, com o tema “Baixio de Irecê: levando esperança para a economia da região”. Segundo os organizadores, a escolha do tema se deu em razão da grande expectativa relacionada ao perímetro de irrigação que está sendo implantado pela Codevasf e que contribuirá para o desenvolvimento da região por meio da agricultura irrigada.

Na última edição, a Expoagri gerou mais de R$ 2 milhões em negócios e a comercialização de cerca de mil animais. Neste ano, a exposição contará com leilões, ranqueamento de animais, palestras e cursos voltados para agricultura, comércio e serviço, show com artistas locais, além de apresentação de mais de 2 mil animais entre equinos, bovinos, caprinos, ovinos e bubalinos.

Baixio de Irecê

Incluído no programa Mais Irrigação - coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e executado pela Codevasf em sua área de atuação -, o Baixio de Irecê está localizado em uma região com vocação para a fruticultura e tem potencial para ser um dos maiores perímetros de irrigação da América Latina.

Quando todas as nove etapas previstas estiverem em funcionamento, a área irrigável total chegará a 47,9 mil hectares, enquanto a área de sequeiro contará com cerca de 20 mil hectares e a reserva ambiental totalizará 23 mil hectares.

A primeira etapa do perímetro está perto de entrar em operação. Em 2013, foram selecionados os primeiros agricultores irrigantes e uma cooperativa para ocupação – por meio da Concessão de Direito Real de Uso (CDRU). A primeira etapa conta com área de 5.308 hectares, sendo 4.207 hectares irrigáveis.

Veja fotos ilustrativas no flickr da Codevasf:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157644391708911/