Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Codevasf no Maranhão participa de reunião sobre Plano Diretor da Bacia do Mearim
conteúdo

Notícias

Codevasf no Maranhão participa de reunião sobre Plano Diretor da Bacia do Mearim

Mais um passo foi dado na direção de um Plano Diretor de Drenagem das Bacias do Mearim e do Bacanga.
publicado: 07/02/2014 17h45, última modificação: 01/11/2022 14h31

Mais um passo foi dado na direção de um Plano Diretor de Drenagem das Bacias do Mearim e do Bacanga. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participou, ao lado de outros representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e da sociedade civil, de uma apresentação sobre a elaboração do documento, no auditório da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). No Maranhão, integram a área de atuação da Codevasf as bacias dos rios Mearim, Parnaíba e Itapecuru.

O superintendente da Codevasf, João Martins, ressalta a pertinência do tema em discussão, pois trata de assunto que envolve a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas. “Temos uma previsão de elaborar um plano de recursos hídricos e, numa estratégia de otimizar recursos humanos e financeiros, vamos trabalhar juntamente com a Secid e com outros órgãos, dando enfoque a um plano comum”, declara o superintendente.

Participaram da reunião, além do superintende regional da Codevasf, João Martins, o secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha, a procuradora de Justiça e integrante do Comitê da Bacia do Mearim, Lycia Menezes, a supervisora de Gestão Participativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Raissa Azulay, o prefeito do município de Trizidela do Vale, Fred Maia, o presidente da Câmara de Vereadores de Trizidela do Vale, Francisco Martins, os secretários adjuntos de Desenvolvimento Urbano, Silvano Neto e de Projetos Especiais, Frederico Burnett, assim como técnicos da Codevasf e da Secid.

Para o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha, a elaboração do plano é uma parceria entre o Governo do Estado e o Ministério de Integração Nacional. Segundo ele, o Plano é fruto de uma gestão participativa que integra poder público, sociedade civil organizada, usuários das águas, conselhos, comitês e comunidade dos 83 municípios que compõem a Bacia do Mearim. “Esse plano é importante pois, por meio dele, vamos conhecer a realidade local, as necessidades das comunidades e suas potencialidades de produção”, declarou o secretário.

De acordo com a procuradora de Justiça de Meio Ambiente e integrante do Comitê da Bacia do Rio Mearim, Lycia Menezes, o papel do comitê é fazer a gestão dos recursos hídricos, avaliando sua situação atual e fazendo com que a água seja mais bem utilizada. “Esse projeto vem concretizar o esforço conjunto do poder público e da sociedade civil para combater as enchentes e as inundações do rio, de modo a trabalhar melhor suas potencialidades hídricas”, disse a procuradora.

O Plano Diretor das Bacias do Mearim e do Bacanga é um instrumento estratégico que se consolida por meio dos sistemas de gerenciamento dos recursos hídricos. Elaborado com a participação da comunidade e de conselhos, o Plano define diretrizes para a implementação de políticas e serve como referencial para os instrumentos técnicos diversos.

Além disso, tem como objetivos caracterizar as causas das inundações, bem como apresentar soluções para evitar perdas e minimizar problemas causados por ela. Busca ainda identificar pontos de risco, dimensionar a população atingida, proceder estudos de drenagem dos pontos críticos, propor projetos de recuperação de encostas e traçar um programa de monitoramento da vazão dos rios.

Ouça a notícia na Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2014/07-codevasf-no-maranhao-participa-de-reuniao-sobre-plano-diretor-da-bacia-de-mearin.mp3