Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Codevasf marca Dia Nacional de Defesa do São Francisco com eventos ao longo do rio
conteúdo

Notícias

Codevasf marca Dia Nacional de Defesa do São Francisco com eventos ao longo do rio

Uma série de ações e eventos em favor do meio ambiente está sendo realizada nas áreas de atuação das superintendências regionais da Codevasf para marcar o Dia Nacional de Defesa do Rio São Francisco, comemorado nesta terça-feira, 3 de junho.
publicado: 03/06/2014 17h35, última modificação: 01/11/2022 14h31

Uma série de ações e eventos em favor do meio ambiente está sendo realizada nas áreas de atuação das superintendências regionais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf) para marcar o Dia Nacional de Defesa do Rio São Francisco, comemorado nesta terça-feira, 3 de junho.

As atividades fazem parte da campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico” – promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade da preservação e revitalização do rio. O evento acontece em todas as regiões das Câmaras Consultivas Regionais (CCR’s) do Comitê, e também marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Em Minas Gerais, a estação de piscicultura Três Marias recebeu hoje (03), pela manhã, uma delegação chefiada pela presidente da Câmara Consultiva do Alto São Francisco e também presidente do Consórcio dos Municípios do Lago de Três Marias (Comlago), Silvia Freedman Duraes. Na oportunidade, o chefe da estação gerida pela Codevasf, Edson Viana Sampaio, apresentou as atividades e resultados produzidos.

Em Bom Jesus da Lapa, no Médio São Francisco baiano, houve apresentação de escolas, caminhadas pelo São Francisco, barqueadas, peixamentos, plantações de mudas nativas, shows com artistas da região e seminário.

A Unidade de Meio Ambiente da 3ª Superintendência Regional da Codevasf, por meio da programação da II Semana do Meio Ambiente, incorporou essa manifestação cívica realizada pelo CBHSF. Houve descerramento da placa no local onde será construído o futuro bicicletário da empresa, em Petrolina (PE). Em seguida, na Ilha do Fogo, houve peixamento no rio São Francisco com cerca de 40 mil alevinos produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf, localizado no perímetro irrigado Bebedouro. A ação foi realizada em conjunto com a 6ª Superintendência Regional da Codevasf, que fica em Juazeiro (BA).

A 4ª Superintendência Regional da Codevasf,em Aracaju (SE), e a Prefeitura Municipal de Neópolis realizaram a palestra “Revitalização da Bacia do Rio São Francisco”. A Codevasf também realizou peixamento na orla da cidade.

O Centro Integrado de Aquicultura e Recursos Pesqueiros de Itiúba, localizado no perímetro irrigado de Itiúba, município de Porto Real do Colégio, em Alagoas, fez a soltura de 50 mil alevinos para recomposição de fauna do rio São Francisco no Porto das Balsas, município de Penedo, sede da 5ª superintendência regional da Codevasf, responsável pelo perímetro e pelo centro.


Dia Mundial do Meio Ambiente*


A data comemorativa do Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 e, desde então, é celebrada anualmente em 5 de junho. A Organização das Nações Unidas (ONU) considera esse dia o principal estímulo para ação e conscientização global em prol do meio ambiente.


Entre os objetivos das comemorações estão mostrar o lado humano das questões ambientais, capacitar pessoas para tornarem-se agentes ativos do desenvolvimento sustentável, promover a compreensão de que é fundamental comunidades e indivíduos mudarem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais e buscar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

*Com informações: http://unep.org/portuguese/wed/

Fotos: Zinclar