Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Apicultores de Campo Maior recebem mudas de plantas nativas em comemoração ao dia da árvore
conteúdo

Notícias

Apicultores de Campo Maior recebem mudas de plantas nativas em comemoração ao dia da árvore

Desde 2004 a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF) apoia as atividades produtivas no Piauí, sendo a apicultura uma das atividades que mais recebeu investimentos públicos através desta 7ª Superintendência Regional.
publicado: 29/09/2015 15h36, última modificação: 01/11/2022 14h32

Desde 2004 a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF) apoia as atividades produtivas no Piauí, sendo a apicultura uma das atividades que mais recebeu investimentos públicos através desta 7ª Superintendência Regional. Na semana passada, a Codevasf entregou 250 mudas de plantas nativas para apicultores de Campo Maior em comemoração ao Dia da Arvore e II Feira de Sementes e Mudas.

Com a implementação do Plano Brasil Sem Miséria-BSM, a partir de 2012, o segmento recebeu investimentos superiores a 2,5 milhões de reais só em equipamentos e materiais apícolas tanto de uso individual (macacão, bota, luva, fumegador, formão, entre outros) como de uso coletivo (centrífuga, mesa desoperculadora, garfo desoperculador, balde, tambor, tanques decantadores, etc) para estruturação de Unidades de Extração de Mel e Produtos das Abelhas, Unidades de Beneficiamento de Pólen e de Cera de Abelha, além de Entrepostos de Mel.

Com o BSM, 47 municípios da jurisdição da 7ª SR da Codevasf (37 no Piauí e 10 no Ceará) estão sendo contemplados, envolvendo 81 comunidades e 583 famílias de apicultores beneficiados. A Associação dos Apicultores de Campo Maior – APICAM é uma das beneficiárias do Plano, tendo sido contemplada com equipamentos de Unidade Extração, Unidade de Cera e Unidade de Pólen.

A APICAM, cuja sede funciona no Entreposto de Mel de Campo Maior, construído pela empresa, tem crescido nos últimos anos graças ao apoio de parceiros e à realização de ações de incentivo aos seus associados buscando a qualificação e a conscientização dos apicultores.

A comemoração do dia da árvore, é fruto do trabalho desenvolvido pelo “Grupo de Sementes e Mudas” da APICAM, que realiza a coleta de sementes de plantas melíferas nativas, produz as mudas e promove o reflorestamento das áreas ocupadas pelos seus apiários, na região de Campo Maior.

Essa ação, dada a sua importância ecológica para a apicultura, tem motivado a Codevasf a prestar mais apoio à da APICAM, no sentido de viabilizar parceria com o viveiro de mudas FLONA- Floresta Nacional Palmares, implantado por esta Instituição no município de Altos, que até o final deste ano produzirá 10 mil mudas de diversas espécies nativas melíferas, cujas sementes serão colhidas pelo Grupo de Sementes e Mudas daquela Associação.

A união das ações produtivas a partir da extração do mel, com as ações de reflorestamento das matas com espécies que ajudem as abelhas na coleta do pólen e néctar é o grande incentivo que a companhia dá a esse grupo de apicultores do Meio Norte Piauiense.


Veja fotografias no Flickr da Codevasf:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157659236577142

Ouça as notícias da Rádio Codevasf:

https://soundcloud.com/codevasf