Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Codevasf e IFBA discutem parceria para desenvolvimento rural do semiárido
conteúdo

Notícias

Codevasf e IFBA discutem parceria para desenvolvimento rural do semiárido

Uma parceria para desenvolvimento de ensino, pesquisa e tecnologias sociais para o semiárido foi o tema da reunião entre o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Renato da Assunção Filho, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, em Brasília (DF).
publicado: 13/05/2015 19h37, última modificação: 01/11/2022 14h32

Uma parceria para desenvolvimento de ensino, pesquisa e tecnologias sociais para o semiárido foi o tema da reunião entre o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Renato da Assunção Filho, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, em Brasília (DF).

Ainda em fase de formatação, o projeto deverá envolver um consórcio de instituições de ensino superior da Bahia – federais e estaduais –, o Centro de Capacitação em Bases Tecnológicas para o Semiárido (Cebatsa), em Itaguaçu da Bahia, e o Baixio de Irecê, projeto para agricultura irrigada em fase de implantação pela Codevasf nos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia – ambos na região de Irecê, semiárido baiano.

O Cebatsa, que pertence à Codevasf, é um espaço que tem condições de atender a cerca de 500 alunos por ano e seu principal objetivo é desenvolver tecnologias adaptadas à convivência com o semiárido e disseminar as tecnologias para as pequenas propriedades familiares na região, priorizando aquelas que trabalham com a atividade de caprinovinocultura.

“Esse projeto deverá inaugurar uma nova estratégia de desenvolvimento rural no semiárido”, afirma o presidente da Codevasf, Elmo Vaz. Segundo o reitor Renato Assunção Filho, “além da questão do ensino e da formação inicial continuada para pessoa de baixa escolaridade, a gente visa à formação de nível médio e de nível superior pensando sempre no desenvolvimento da região. Paralelo a isso, essa colaboração também contribuirá para o desenvolvimento de pesquisas em áreas estratégicas – área de energia, desenvolvimento da agricultura, desenvolvimento de sistemas de tecnologias sociais”.

De acordo com o diretor-geral do Campus do IFBA em Irecê, Robério Rocha, que também participou da reunião, o consórcio de universidades tem o compromisso de oferecer apoio mútuo na cessão de espaços e professores para seus cursos; e o Cebatsa e o Baixio se inseririam no projeto como áreas de aplicação prática dos ensinamentos passados em sala de aula, e também para desenvolvimento de pesquisas e inovações para o campo.

Um dos cursos oferecidos no campus do IFBA de Irecê é o de Biocombustíveis, ao lado de Técnico em Informática, Eletromecânica e Análise/Desenvolvimento de Sistemas. Outro participante da reunião foi o pró-reitor de Extensão do IFBA, José Roberto da Silva Oliveira.

Após a reunião, o grupo do IFBA visitou a biblioteca da Codevasf, inaugurada em 1975 e que possui aproximadamente 30 mil exemplares compostos por livros da área de atuação da Companhia, projetos de irrigação e algumas obras raras. Também compõem o acervo material multimídia, como negativos, fitas VHS, slides e filmes de rolo – alguns deles convertidos para DVD. São publicações que remontam à época da Comissão do Vale do São Francisco (CVSF) e da Superintendência do Vale do São Francisco (Suvale), até os dias de hoje.

Cebatsa

O Cebatsa, em Itaguaçu da Bahia, teve sua reforma totalmente concluída pela Codevasf no ano passado. O investimento foi de aproximadamente R$ 710 mil e recuperou a estrutura física do centro, que agora está pronto para capacitar técnicos e produtores familiares e realizar pesquisas agropecuárias, além da validação de tecnologias e atualização em manejos alimentar, sanitário e reprodutivo voltados para a melhoria dos índices zootécnicos da produção animal.

O espaço tem condições de atender cerca de 500 alunos por ano e já capacitou cerca de três mil jovens e produtores rurais de mais de 25 municípios da região em manejo alimentar, sanitário e reprodutivo de ovinos e caprinos.

Baixio de Irecê

A ocupação do Baixio de Irecê, nos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia, pelos primeiros 53 agricultores familiares escolhidos por meio de seleção pública, irá marca uma nova fase do desenvolvimento sustentável, com a ampliação da agricultura irrigada, no semiárido baiano. Eles estão prestes a assinar os contratos da Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) dos lotes.

A partir da ocupação desses primeiros 53 lotes do projeto, a expectativa é de que sejam gerados 318 empregos diretos e 636 indiretos, com estimativa de safra agrícola de 20 toneladas de alimentos e Valor Bruto de Produção de R$ 4,8 milhões por ano.

Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf

Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157652699502016

Última modificação