Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Codevasf e governo de Sergipe autorizam início de obras de pavimentação em perímetros do Baixo São Francisco
conteúdo

Notícias

Codevasf e governo de Sergipe autorizam início de obras de pavimentação em perímetros do Baixo São Francisco

A agricultura familiar praticada nos perímetros irrigados Cotinguiba/Pindoba e Betume, na zona rural de Sergipe, ganhou nesta sexta-feira (7) mais um impulso. A Codevasf e o Governo do Estado de Sergipe assinaram ordem de serviço para a pavimentação granítica dos principais corredores de escoamento dos perímetros, durante solenidade realizada no povoado Betume, em Neópolis.
publicado: 07/02/2014 17h21, última modificação: 01/11/2022 14h31

A agricultura familiar praticada nos perímetros irrigados Cotinguiba/Pindoba e Betume, na zona rural de Sergipe, ganhou nesta sexta-feira (7) mais um impulso. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Governo do Estado de Sergipe assinaram ordem de serviço para a pavimentação granítica dos principais corredores de escoamento dos perímetros, durante solenidade realizada no povoado Betume, em Neópolis.

O investimento é de R$ 10,1 milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) dentro do Mais Irrigação – coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e executado pela Codevasf em sua área de atuação. Com o término da obra, que inclui a construção de uma ponte sobre o riacho Pilões, será facilitada a comercialização da produção agrícola, reduzindo custos para o produtor.

Ao todo, serão pavimentados mais de 26 quilômetros de vias de circulação interna nesses dois perímetros. Está em processo de licitação a pavimentação de outros cerca de 10 quilômetros de corredores de escoamento do perímetro irrigado Própria, também em Sergipe.

Todo o processo licitatório foi conduzido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), resultado de um termo de compromisso firmado com a Codevasf em 2013 no âmbito do Mais Irrigação. O governador de Sergipe, Jackson Barreto, participou do evento de assinatura da ordem de serviço com a Codevasf, e também lançou outras obras do governo estadual na região.

Alta na produção

Marcelo dos Santos, produtor do perímetro irrigado Cotinguiba/Pindoba, disse que todos aguardam com ansiedade os investimentos. “É uma notícia muito boa. Vai ficar muito mais fácil de circular pelo perímetro, principalmente quando chove, no inverno. É mais um benefício que o governo federal traz para a gente, mais uma benfeitoria. O produtor quer ver as obras acontecendo, porque isso traz cada vez mais esperança para todos nós”, declarou o produtor.

O superintendente regional da Codevasf, Paulo Viana, afirmou que a produção de arroz nos perímetros registrou, mais uma vez, altos índices de crescimento. “Isso é fruto dos investimentos já realizados através do Mais Irrigação e da distribuição de sementes feita pelo governo do estado. E com a dedicação da nossa equipe técnica e a disposição dos nossos produtores, os perímetros irrigados do Baixo São Francisco alcançarão resultados ainda melhores nos próximos anos”, disse.

O programa Mais Irrigação já proporcionou aos perímetros irrigados do Baixo São Francisco ações como a reabilitação da rede de drenagem e a modernização dos sistemas de topografia e geoprocessamento. Atualmente, está em execução a reabilitação dos canais de aproximação, que vai ampliar a eficiência do sistema de bombeamento. Está previsto para ocorrer, em breve, o início da reabilitação dos canais de irrigação, atualmente em fase final de licitação.

Agricultura Familiar

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu que 2014 é o Ano Internacional da Agricultura Familiar. O objetivo do organismo é aumentar a visibilidade da agricultura familiar e dos pequenos agricultores, focalizando a atenção mundial em seu importante papel na erradicação da fome e da pobreza, provisão de segurança alimentar e nutricional, melhora dos meios de subsistência, gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e também para o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.

No Brasil, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), há mais de quatro milhões de estabelecimentos familiares rurais, que são responsáveis por 33% do Produto Interno Bruto Agropecuário e 74% da mão de obra empregada no campo.  Em apenas dez anos, a renda do setor cresceu 52% a partir de políticas públicas que fortalecem a produção e o desenvolvimento. Saiba mais aqui: http://www.fao.org/family-farming-2014/home/pt/

Veja mais fotos no flickr da Codevasf: http://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157640642154733/

Ouça a notícia na Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2014/09-pavimentacao-vai-beneficiar-agricultores-de-perimetros-do-baixo-sao-francisco.mp3