Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Codevasf e Cooperativa Pindorama discutem parceria para fomentar o desenvolvimento do Projeto de Irrigação do Marituba
conteúdo

Notícias

Codevasf e Cooperativa Pindorama discutem parceria para fomentar o desenvolvimento do Projeto de Irrigação do Marituba

O diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf (AR), Eduardo Motta, recebeu esta semana o diretor-presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio José dos Santos, para discutir a elaboração conjunta de um plano de trabalho com a finalidade de implementar ações produtivas que resultem na melhoria estrutural da Cooperativa de Irrigantes do Projeto Marituba - Coomarituba, situada no município de Penedo (AL).
publicado: 06/10/2015 15h56, última modificação: 01/11/2022 14h32

O diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf (AR), Eduardo Motta, recebeu esta semana o diretor-presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio José dos Santos, para discutir a elaboração conjunta de um plano de trabalho com a finalidade de implementar ações produtivas que resultem na melhoria estrutural da Cooperativa de Irrigantes do Projeto Marituba - Coomarituba, situada no município de Penedo (AL). De acordo com o presidente da Cooperativa Pindorama, a ideia é levar a experiência da Pindorama para dar assistência e melhor organizar e estruturar os produtores associados da Coomarituba. “Somos uma cooperativa com 59 anos de existência e a Codevasf tem mais de 30 anos de atuação no perímetro, daí a força dessa parceria. Vamos trabalhar para criarmos um modelo de referência para o Brasil”, acrescenta.

Segundo Eduardo Motta, o trabalho conjunto a ser elaborado entre a Codevasf e a Cooperativa Pindorama deve contar com a participação da equipe da Gerência de Desenvolvimento Territorial da diretoria (AR/GDT), da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação (AI), como também de técnicos de Alagoas, sob o comando de Luciano Chagas, superintendente da 5ª Superintendência Regional da Codevasf, com sede em Penedo (AL).

O diretor explica que o Projeto de Irrigação do Marituba conta com mais de 1.800 hectares ocupados por cerca de 320 pequenos produtores inseridos na área a ser contemplada pelo instrumento firmado com a Cooperativa Pindorama de Concessão Real de Uso – CDRU. No perímetro irrigado do Marituba, implantado pela Área de Infraestrutua da Codevasf, além da parte destinada a agricultura familiar, há também, glebas destinadas para empresários que, juntas somam 3.484 hectares, protegidos por 28 km de diques contra possíveis enchentes do rio São Francisco, redes de drenagem, estradas vicinais e estações de irrigação e drenagem. Todo o perímetro de irrigação é circundado por dique de contenção de cheias.


Sobre a Cooperativa Pindorama


A Cooperativa Pindorama, de acordo com o seu presidente, é a maior no norte e nordeste do país, formada por pequenos produtores. “São 1.100 cooperados e uma população de mais de 30 mil habitantes vivendo na área territorial da cooperativa. Nós produzimos cana-de-açúcar e vamos continuar a apoiar esse projeto do Marituba, que fica próximo da gente, para alavancarmos o cooperativismo no estado do Alagoas”, completa.


A Pindorama tem a sua própria usina, onde produz açúcar e álcool. Também possui uma indústria de derivados de coco, de suco de frutas e laticínio. “Dentro desses quatro negócios vamos trabalhar com a cooperativa Marituba, no sentido de apoiar a produção dos cooperados, juntamente com a Codevasf”, conclui.