Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Codevasf discute crise hídrica na bacia do São Francisco no Senado Federal
conteúdo

Notícias

Codevasf discute crise hídrica na bacia do São Francisco no Senado Federal

O diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Napoleão Casado, participou nesta semana de audiência pública no Senado Federal sobre a crise hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
publicado: 08/10/2015 18h34, última modificação: 01/11/2022 14h32

O diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Napoleão Casado, participou nesta semana de audiência pública no Senado Federal sobre a crise hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Durante a audiência, na Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC), Napoleão Casado destacou o andamento das medidas adotadas pelo governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional e da Codevasf, para a melhor convivência com a crise hídrica pela qual a Bacia está passando.

“A Codevasf e o Ministério da Integração estão envolvidos neste tema diariamente, falando uma linguagem única, em contato com os produtores, para superar a crise hídrica. A Empresa tem se empenhado para superar todas as dificuldades para que a regularização de água seja mantida, garantindo não só a produção agrícola, mas também o fornecimento de água para consumo”, destacou o diretor de Irrigação da Codevasf.

Na audiência, o senador Fernando Bezerra Coelho, presidente da CMMC, comentou as medidas recentes do governo federal para amenizar a crise hídrica na Bacia do São Francisco. Uma articulação da Casa Civil da Presidência da República com a Codevasf, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), permitiu o aumento da vazão da barragem de Três Marias, localizada em Minas Gerais, para 500 m³ por segundo.

Flutuantes

A Codevasf tem tratado como prioridade o processo de implantação de estruturas suplementares de captação de água (motobombas flutuantes) para seus perímetros de irrigação nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas. Ao todo, R$ 38,3 milhões foram destinados à Codevasf pelo Ministério da Integração Nacional para a execução das intervenções emergenciais de captação nesses estados.

O objetivo é assegurar a regularidade da oferta de água para áreas de produção irrigada afetadas pelos baixos níveis de vazão do rio São Francisco nos reservatórios de Sobradinho e Itaparica e na região do Baixo São Francisco.

*Com informações da Agência Senado

Veja fotografias no Flickr da Codevasf:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157659592724022

Ouça as notícias da Rádio Codevasf:

https://soundcloud.com/codevasf