Notícias
Codevasf discute convênios e obras com governo do Piauí
O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, e o superintendente regional da Companhia no Piauí, Inaldo Guerra, reuniram-se nesta segunda-feira (8) com o governador do estado, Wellington Dias, e com parlamentares e outras autoridades para tratar de projetos em desenvolvimento no estado.
A Codevasf possui atualmente no Piauí empreendimentos em andamento e em fase de estudos. Estão em execução, por exemplo, a barragem de Atalaia, o Programa de Esgotamento Sanitário e a revitalização de nascentes do rio Parnaíba. “Temos dois tipos de problemas: o imediato, que é a execução das barragens de Atalaia e de Tinguis, e, em longo prazo, os projetos de irrigação e manejo de recursos hídricos”, afirma Felipe Mendes. "Há no Vale do Parnaíba a [necessidade de] recuperação e revitalização do rio Parnaíba, sem o que todas as outras metas ficam sem sentido”, avalia. De acordo com o presidente da Codevasf, as prioridades na área de irrigação incluem o projeto Marrecas, em São João do Piauí, e novos projetos como os de Salinas e Pedra Redonda.
Segundo o governador Wellington Dias, o encontro desta segunda-feira visou a discutir convênios do estado com a Codevasf e um cronograma para obras a serem realizadas, com prioridade para as que estão em andamento ou em fase final. "Temos articulado com a bancada federal para garantir recursos para irrigação e revitalização das bacias", ressalta Dias.
De acordo com o superintendente da Codevasf no Piauí, Inaldo Guerra, o órgão está estudando um eixo de irrigação para o estado com a construção de adutoras, o desenvolvimento do projeto de irrigação Marrecas-Jenipapo e um plano de longo prazo para a construção de pequenas barragens para abastecimento e piscicultura.
Segurança hídrica
A barragem de Tinguis aumentará a disponibilidade hídrica dos municípios de Brasileira, Batalha, Piracuruca e Piripiri. A obra viabilizará a perenização do Rio dos Matos e seu uso para abastecimento de cidades circunvizinhas; o empreendimento também permitirá a irrigação de áreas potencialmente agrícolas. A barragem de Atalaia, por sua vez, beneficiará Sebastião Barros, Corrente, Cristalândia do Piauí e municípios próximos.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do PiauíOuça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf
Veja fotografia no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/18611085572/