Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Codevasf contrata georreferenciamento de perímetros em Sergipe
conteúdo

Notícias

Codevasf contrata georreferenciamento de perímetros em Sergipe

A Codevasf vai iniciar o cadastramento e o georreferenciamento das áreas dos perímetros irrigados Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume, todos em Sergipe. Nesta terça-feira (15) foi assinada a ordem de serviço autorizando o início da ação que vai contribuir para a regularização fundiária dos perímetros do Baixo São Francisco e a constituição da área de reserva legal, condicionante ambiental requerida pelo Ibama.
publicado: 15/04/2014 18h46, última modificação: 01/11/2022 14h31

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai iniciar o cadastramento e o georreferenciamento das áreas dos perímetros irrigados Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume, todos em Sergipe. Nesta terça-feira (15) foi assinada a ordem de serviço autorizando o início da ação que vai contribuir para a regularização fundiária dos perímetros do Baixo São Francisco e a constituição da área de reserva legal, condicionante ambiental requerida pelo Ibama.

O serviço abrange uma área de aproximadamente 15.500 hectares que engloba os três perímetros irrigados, localizados nos municípios de Propriá, Telha, Cedro de São João, Neópolis, Japoatã, Ilha das Flores e Pacatuba. “Com o cadastro e georreferenciamento dos lotes, será possível ter um acompanhamento mais dinâmico da atividade agrícola e dos níveis de produtividade em cada um dos lotes dos perímetros”, diz Ricardo Martins, gerente regional de Irrigação da Codevasf em Sergipe.

Contratado pelo valor de cerca de R$ 1,6 milhão, recursos do programa Mais Irrigação, o serviço está dividido em duas etapas. A elaboração do cadastro físico de reconhecimento deverá ser executada no prazo máximo de 90 dias e a elaboração de cadastro físico-fundiário, agrícola, jurídico e econômico-social deverá ser concluído dentro de 180 dias.

O programa Mais Irrigação, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, destinou R$ 102 milhões para serem investidos nos perímetros do Baixo São Francisco em Sergipe. O programa já proporcionou a reabilitação dos canais de drenagem dos perímetros Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume e a modernização do sistema de topografia, entre outras ações. Atualmente, está em andamento a reabilitação dos canais de aproximação, que devem possibilitar o funcionamento das eletrobombas no máximo de sua capacidade.

Também está em andamento a pavimentação de corredores de escoamento dos perímetros Cotinguiba/Pindoba e Betume, enquanto a pavimentação do perímetro Propriá está sendo licitada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), fruto de um termo de compromisso firmado com a Codevasf. Em breve, deverão ser iniciadas as obras de reabilitação dos canais de irrigação, além da reabilitação de 51 conjuntos de eletrobombas e dos quadros de comando elétrico das estações de bombeamento.

Veja foto ilustrativa no flickr da Codevasf:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/13880990285/