Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Codevasf conclui implantação de perímetro irrigado no Alto Sertão sergipano
conteúdo

Notícias

Codevasf conclui implantação de perímetro irrigado no Alto Sertão sergipano

O perímetro irrigado Jacaré-Curituba, localizado entre os municípios de Canindé de São Francisco e Poço Redondo, no Alto Sertão de Sergipe, terá sua implantação finalizada.
publicado: 04/02/2014 17h34, última modificação: 01/11/2022 14h31

O perímetro irrigado Jacaré-Curituba, localizado entre os municípios de Canindé de São Francisco e Poço Redondo, no Alto Sertão de Sergipe, terá sua implantação finalizada. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) assinou contrato para a instalação dos últimos 14 lotes, uma área de 100 hectares que será destinada ao desenvolvimento da pecuária e da agricultura irrigada e deve beneficiar aproximadamente 60 pessoas que sobrevivem da produção familiar.

Na área de 14 hectares destinada à prática da pecuária, suficiente para abastecer o rebanho dos produtores familiares assentados no perímetro irrigado e em áreas adjacentes, será instalado um sistema de irrigação por aspersão convencional. Nos 86 hectares para o desenvolvimento da agricultura irrigada, será utilizado um sistema de irrigação localizada para o cultivo de frutas e hortaliças.

Silvano Leite, diretor da Cooperativa Regional dos Assentados de Reforma Agrária do Sertão de Sergipe (Cooprase), afirmou que os produtores aguardam com ansiedade pela implantação dos lotes. “Essa é uma das obras mais importantes não apenas para os produtores do perímetro, mas para todo o Alto Sertão. É uma conquista para pessoas que passaram vários anos em acampamentos. Esperamos que seja concluído o quanto antes, e a gente possa avançar na diversificação do cultivo”, disse Silvano.

O valor do contrato para implantação dos lotes é de R$ 948 mil. A empresa contratada terá um prazo de 90 dias a partir da emissão da ordem de serviço para finalizar as obras. Com a conclusão do serviço, a Codevasf terá finalizado a instalação de toda a infraestrutura de uso comum do perímetro irrigado Jacaré-Curituba, que já beneficia mais de 700 famílias assentadas de reforma agrária.

O superintendente regional da Codevasf, Paulo Viana, destacou que o fornecimento de água e manutenção da infraestrutura do perímetro vem sendo realizado por meio do contrato de pré-operação, assinado em 2013. “São centenas de famílias beneficiadas em uma região que sofre com a falta de água para a agricultura. A conclusão do perímetro Jacaré-Curituba assegura uma fonte de renda importantíssima para os sertanejos”, declarou o superintendente.

Quiabo, macaxeira, milho, frutas e hortaliças são os principais produtos cultivados no perímetro Jacaré-Curituba, que desde o início de sua implantação, em 1997, já recebeu cerca de R$ 220 milhões em investimentos. O projeto é um dos contemplados com recursos do programa federal Mais Irrigação, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e executado pela Codevasf em sua área de atuação. Os recursos estão sendo direcionados para a realização de obras complementares e instalação de equipamentos de irrigação.

Ouça a notícia na Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2014/05-codevasf-conclui-implantacao-de-perimetro-irrigado-no-alto-sertao-sergipano.mp3