Notícias
Codevasf compartilha experiência de apoio a apicultura, ovinocaprinocultura e fruticultura em encontro em Brasília
Técnicos e gestores da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participaram nesta quinta-feira (16) da oficina Rotas da Integração Nacional, realizada na sede do Ministério da Integração Nacional (MI), em Brasília. Com o evento, a Secretaria de Desenvolvimento Regional do MI buscou promover um debate sobre experiências bem sucedidas de impulso ao desenvolvimento regional, aproximar os diversos parceiros do projeto Rotas da Integração e discutir propostas voltadas para a inclusão produtiva. Participaram do encontro representantes de instituições vinculadas ao MI, governos estaduais e instituições de fomento e pesquisa, entre outras.
O projeto Rotas da Integração Nacional promove a profissionalização e a integração de cadeias produtivas por meio do aperfeiçoamento de processos relacionados à obtenção de insumos, à produção e ao processamento e comercialização dos produtos.
No evento desta quinta-feira a Codevasf participou dos debates sobre os projetos Rota do Cordeiro, Rota do Mel e Rota da Fruticultura. A gerente de Desenvolvimento Territorial da Companhia, Izabel Aragão, falou aos participantes da oficina sobre, entre outros assuntos, as etapas seguidas pela empresa no trabalho de estruturação da cadeia produtiva do mel, que incluem identificação de comunidades e famílias vocacionadas para a apicultura, articulação com prefeituras e comitês gestores municipais, validação de beneficiários de acordo com critérios de renda, capacitações e monitoramento. “Entre 2012 e 2013 beneficiamos 2.525 famílias com a distribuição de kits familiares de apicultura, dos quais fazem parte colmeias, luvas, indumentárias e outros equipamentos”, explicou a gerente. A Companhia também investe na instalação de entrepostos de coleta e em unidades de extração e beneficiamento de mel, cera e pólen.
No âmbito da Rota do Cordeiro a Codevasf oferece apoio a, entre outras ações, melhoramento genético de animais; implantação de sistemas eficientes de alimentação; e capacitação de agentes multiplicadores e produtores. Entre as estruturas instaladas pela empresa em sua área de atuação em suporte à ovinocaprinocultura estão unidades de transferência de tecnologia e centrais de manejo reprodutivo e de terminação.
“Para que essas Rotas e atividades produtivas se consolidem, a Codevasf atua de várias formas, desde com capacitações e apoio a produtores na participação em eventos e na comercialização de produtos, até com fomento, por meio do fornecimento de equipamentos e estruturas de produção e beneficiamento”, sintetiza Kênia Marcelino, secretária-executiva da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Companhia.
Ouça a notícia na Rádio Codevasf: