Notícias
Codevasf adere ao evento mundial bike to work day
A Codevasf, por meio da Gerência de Meio Ambiente, aderiu ao evento mundial bike to work day (dia de bike ao trabalho) e começa a estimular seus servidores a usarem a bicicleta como meio de transporte. Esta é a primeira vez que a empresa se engaja e apoia o evento realizado simultaneamente em diversas partes do mundo, geralmente no mês de maio. O objetivo é promover a bicicleta como meio de mobilidade urbana: além de não poluir, as bikes são um meio de transporte eficaz, econômico e benéfico à saúde.
Eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) o veículo de transporte mais ecologicamente sustentável do planeta, a bicicleta – também chamada de magrela, camelo ou bike – é popular em todo o mundo. Segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), cerca de 7% dos brasileiros utilizam a bicicleta como meio de transporte principal, o que contribui para a diminuição do impacto da poluição no meio ambiente e do efeito estufa.
Dados de um estudo encomendado pela prefeitura do Rio de Janeiro à Coppe/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia) reafirmam a vantagem de se usar a bicicleta. Os números da pesquisa revelam que os meios de transporte rodoviário são os mais poluidores, responsáveis por 33% dos gases nocivos emitidos. É aí que a “magrela” aparece como uma ótima opção, pois não emite gases e traz várias vantagens.
Além de não ocasionar gastos com combustível e estacionamento, a manutenção de uma bike é muito mais barata: peças e reparos não costumam ser caros. Além disso, não é preciso pagar IPVA para andar com elas.
Andar de bicicleta é também uma ótima atividade física, que traz benefícios à saúde, pois promove aumento de massa muscular, queima de calorias e melhoria da capacidade respiratória, além de liberar endorfinas, melhorando assim o humor. Segundo especialistas, o ciclista, ao pedalar, exerce uma força sobre os pedais que auxilia no fortalecimento de grandes grupos musculares, como das pernas, coxas e abdominais.
Maior malha do país
Para incentivar o uso da bicicleta para vir ao trabalho, a Codevasf está articulando a criação de um bicicletário na sede do órgão, em Brasília, e finalizando um guia com dicas para pedalar na cidade com segurança.
De acordo com a analista regional Liana Castelo Branco, da Gerência de Meio Ambiente, o espaço destinado ao estacionamento visa a dar maior comodidade e segurança para os empregados dispostos a adotarem a bicicleta como meio de locomoção. “A criação do espaço servirá para conscientizar as pessoas quanto à importância de adotarem um transporte sustentável”, afirma Liana. Além disso, está sendo articulada com a associação de servidores a disponibilização de vestiários com chuveiros.
Atualmente, Brasília tem a maior malha de ciclovia do país, com 443 km concluídos ou em construção, desbancando cidades como o Rio de Janeiro, que tem 360 km, e São Paulo, a maior cidade do Brasil, que conta com 69,8 km disponíveis à população. O Distrito Federal conta ao todo com 262 km de ciclovias prontos e outros 171 km em processo de conclusão, segundo informações do Governo do Distrito Federal (GDF).
O sistema de bicicletas compartilhadas é uma realidade possível, no que diz respeito a mobilidade urbana sustentável. O GDF estuda a implantação de 40 estações na área central de Brasília, com a oferta de 400 bicicletas.