Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Codevasf 42 anos: exposição de fotos e livros históricos ajudam a contar trajetória da empresa
conteúdo

Notícias

Codevasf 42 anos: exposição de fotos e livros históricos ajudam a contar trajetória da empresa

Para comemorar seus 42 anos de criação, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) organiza uma exposição com fotos e livros históricos que ajudam a contar a trajetória da empresa. O material integra o acervo da Biblioteca Geraldo Rocha, localizada na sede da Companhia em Brasília (DF). A mostra faz parte das comemorações de aniversário da empresa e ficará aberta à visitação até a próxima sexta-feira, dia 22 de julho, no horário comercial.
publicado: 18/07/2016 14h32, última modificação: 01/11/2022 14h32

Para comemorar seus 42 anos de criação, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) organiza uma exposição com fotos e livros históricos que ajudam a contar a trajetória da empresa. O material integra o acervo da Biblioteca Geraldo Rocha, localizada na sede da Companhia em Brasília (DF). A mostra faz parte das comemorações de aniversário da empresa e ficará aberta à visitação até a próxima sexta-feira, dia 22 de julho, no horário comercial.

A exposição marca o lançamento da Linha do Tempo da Codevasf. O material mostra cronologicamente alguns marcos históricos da empresa. O relato começa com a publicação do livro de Halfeld, datada de 1860, passando pela criação da Comissão do Vale do São Francisco (CVSF), em 1948, da Superintendência do Vale do São Francisco (Suvale), em 1967, e da Codevasf, em 1974, até fatos mais recentes, como a atribuição dada à Companhia de operadora oficial do sistema de gestão do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), publicada no Diário Oficial da União, de 14 de março de 2014.

No material, há também registro de outras datas marcantes da Codevasf, como a ampliação da sua área de atuação para a bacia do rio Parnaíba, no ano 2000, e para os vales do Itapecuru e Mearim, em 2010. Além disso, expõe outras ações que contribuíram para o desenvolvimento de sua área de atuação, como o início do funcionamento de perímetros irrigados implantados pela Companhia ao longo do vale do São Francisco – a exemplo de Bebedouro (PE), em 1968; Propriá (SE), em 1976, e Pirapora (MG), em 1979, entre outros.

Além das fotos que ilustram a linha do tempo, os visitantes podem conferir um painel com outras fotografias que retratam um pouco das iniciativas desenvolvidas pela empresa nessas mais de quatro décadas de existência.

“A Biblioteca Geraldo Rocha possui um acervo fotográfico sobre as áreas de atuação da Codevasf. A título de exemplo, temos um álbum sobre a expedição para o estudo do rio das Velhas, em Minas Gerais, realizado em julho de 1953. Outro exemplo é o registro fotográfico da visita do presidente Juscelino Kubitschek à barragem de Três Marias, também em Minas Gerais”, explica a bibliotecária Nilva Chaves, responsável pela Biblioteca da Codevasf.

Livros raros

Como destaque da exposição literária estão as obras “Atlas e relatório concernente à exploração do Rio de S. Francisco desde a cachoeira da Pirapora até ao Oceano Atlântico”, do alemão Henrique Guilherme Fernando Halfeld, e “Hydrographie du Haut San-Francisco et du Rio das Velhas” (Hidrografia do Rio São Francisco até o Rio das Velhas), do francês Emmanuel Liais.

Além do balizamento descrito em 382 léguas, a obra de Halfeld reúne 48 mapas litografados, parcialmente coloridos e em folha dupla, com reproduções dos resultados da viagem do engenheiro alemão que explorou a região entre 1852 e 1854 a pedido do imperador dom Pedro II. Já o livro escrito pelo francês Emmanuel Liais é um estudo do Rio das Velhas, a partir de Sabará. O autor ilustra suas cartas com múltiplas seções de vazão, levantadas em vários trechos. Ele recebeu do governo imperial a incumbência de estudar a bacia do São Francisco desde a nascente até a foz do Rio das Velhas.

Na exposição, os visitantes poderão conhecer de perto outras publicações de valor histórico, como o original datilografado do “Plano Geral para o Aproveitamento Econômico do Vale do São Francisco”, de 1950. O material pertenceu ao deputado Manoel Cavalcanti Novaes e foi doado à Codevasf por sua esposa, Dagmar Novaes, em 2002.

“Cada instituição define como raros os títulos fundamentais para a preservação de sua memória. As obras da Biblioteca Geraldo Rocha são consideradas raras ou valiosas, nem tanto por sua antiguidade, mas por seu conteúdo”, explica Nilva Chaves.

Ela ressalta que o local é considerado um centro de referência de informações, que registra a memória da atuação da Codevasf e suas antecessoras – a CVSF e a Suvale, apresentando aspectos culturais, históricos, socioeconômicos e técnicos. “É um rico material de pesquisa para historiadores, engenheiros, geólogos e técnicos de áreas afins”, finaliza a bibliotecária.

Sobre a Biblioteca Geraldo Rocha

A Biblioteca da Codevasf, criada em 31 de outubro de 1975, possui um acervo especializado em irrigação, desenvolvimento regional, drenagem, perímetros de irrigação, recursos de água e solo, entre outros, composto por livros, relatórios, memória técnica, multimeios, registros fotográficos, obras de referência e projetos de irrigação desde suas antecessoras aos dias atuais.

O local conta com publicações para o estudo da história contemporânea do Brasil, com documentos que registram as atividades governamentais da época do Império e aspectos do desenvolvimento dos vales do São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim.

A biblioteca oferece serviços de referência; circulação de publicações; empréstimo entre bibliotecas; orientações/apoio na editoração de publicações; aquisição do ISBN junto à Biblioteca Nacional; normalização bibliográfica; fornecimento de cópias (junto à reprografia); doação de publicações, dentre outros serviços.

O horário de funcionamento é de 2ª a 6ª, das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30. A biblioteca funciona no andar térreo da Codevasf, situado na SGAN 601, conjunto I, Edifício Deputado Manoel Novaes. No horário do almoço, o local é aberto para o lazer dos seus usuários, com jornais, revistas e jornal televisivo.

Missão da Codevasf

A Codevasf é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional, cuja missão é promover o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social. Foi criada em 16 de julho de 1974 para suceder a Superintendência do Vale do São Francisco (Suvale), autarquia vinculada ao então Ministério do Interior.

Fotografia: https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157670156263200

Ouça o programa especial de rádio “Codevasf 42 anos”: https://soundcloud.com/codevasf/programa-de-radio-da-codevasf-destaca-atuacao-da-companhia-ao-longo-dos-seus-42-anos-de-trabalho