Notícias
Cisternas instaladas pela Codevasf armazenam água para mais de 700 mil moradores do semiárido
Já são mais de 700 mil pessoas, moradoras do semiárido nordestino e do norte mineiro, contando com um dos mais de 165 mil reservatórios de armazenamento de água de chuvas instalados nos terreiros de suas casas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), dentro das ações do programa Água para Todos, do governo federal.
Cada cisterna instalada pela Codevasf pode acumular até 16 mil litros de água, quantidade suficiente para suprir as necessidades básicas de uma família de cinco pessoas por períodos de estiagem de até seis meses. Nas localidades em que a estiagem tem sido mais severa, as cisternas estão permitindo que as famílias guardem com segurança a água provida por caminhões-pipa.
“A Codevasf tinha a meta de instalar 170 mil cisternas até o final de 2014, mas estamos cumprindo essa meta no final deste mês de novembro e em dezembro teremos batido a meta, instalando mais cisternas do que havia sido inicialmente programado para este ano”, assegura o coordenador geral do programa na Codevasf, Elton Silva Cruz.
A Codevasf é uma das executoras do programa no governo federal. O último balanço feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) constatou que 750 mil cisternas já foram instaladas desde 2011 por todos os órgãos executores do Água para Todos, o que está garantindo o armazenamento de água para mais de 3 milhões de brasileiros que vivem em áreas severamente afetadas pela estiagem prolongada.
Além das cisternas, outras ações da Codevasf dentro do programa asseguram acesso a água para milhares de sertanejos, como a perfuração, até o momento, de 615 poços, implantação de 453 barreiros para dessedentação animal e construção de 36 sistemas simplificados de abastecimento de água, entre outras. “São números muito representativos e que mostram mais uma vez a importância do trabalho da Codevasf, como braço do Ministério da Integração Nacional, que viabilizou o atendimento a essas demandas e atenderá novas que virão”, afirma Elton Cruz. Calcula-se que mais de 1 milhão de pessoas estão sendo beneficiadas com todas as ações de acesso a água executadas pela Codevasf dentro do Água para Todos.
Cisternas
Os reservatórios implantados pela Codevasf são de polietileno e têm entre suas principais características a resistência, a facilidade de instalação e a vedação do armazenamento. A vida útil do equipamento é estimada em 30 anos.
O abastecimento das cisternas implantadas pela Codevasf ocorre durante os períodos chuvosos: a água da chuva é aparada no telhado do local beneficiado e conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório. Com a observância de cuidados básicos – que são comunicados aos beneficiados em treinamentos específicos –, a água é própria para saciar a sede e para uso no preparo de alimentos.
A Codevasf, por meio do programa Água para Todos, também está implantando kits familiares de irrigação. Os kits implantados pela Codevasf têm capacidade para irrigar uma área de 500 metros quadrados e são destinados a pequenos assentamentos ou agrupamentos de produtores rurais para a produção de hortaliças ou frutas.
Sistemas simplificados de abastecimento
Outra vertente de ação do programa é a implantação dos sistemas simplificados de abastecimento que inclui perfuração de poços tubulares, instalação de unidade de bombeamento e de reservatórios de fibra de vidro com estrutura elevatória, fornecimento de energia, abrigo de quadro de comando ou grupo gerador, cerca de proteção, rede de distribuição de água e ligações domiciliares.
Poços e barreiros
Por meio do programa Água para Todos, a Codevasf também perfura poços tubulares e instala e recupera barreiros no Sertão nordestino e no semiárido mineiro. Cada barreiro armazena entre 5 e 35 milhões de litros de água da chuva e atende, em média, a 20 famílias de produtores rurais. O tamanho exato do reservatório, que é destinado à dessedentação animal, varia de acordo com características de topografia e solo de cada localidade. Os reservatórios são projetados para ter um significativo excedente de água, já que grande parte do armazenamento é consumido naturalmente pelo processo de evaporação. No planejamento da instalação de um barreiro, a Codevasf busca beneficiar um número mínimo de cinco famílias em um raio de até dez quilômetros.
Veja fotos no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157643660129705
Conheça a nova plataforma de divulgação de notícias da Rádio Codevasf: https://soundcloud.com/codevasf