Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Câmara Técnica do Plano Novo Chico inicia trabalhos; Codevasf participa do encontro
conteúdo

Notícias

Câmara Técnica do Plano Novo Chico inicia trabalhos; Codevasf participa do encontro

A presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, participou nesta segunda-feira (15) da primeira reunião da Câmara Técnica do novo Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRSF), o Novo Chico. O encontro ocorreu na sede do Ministério da Integração Nacional (MI), em Brasília, sob a coordenação do ministro Helder Barbalho.
publicado: 15/08/2016 20h12, última modificação: 01/11/2022 14h32

A presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, participou nesta segunda-feira (15) da primeira reunião da Câmara Técnica do novo Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRSF), o Novo Chico. O encontro ocorreu na sede do Ministério da Integração Nacional (MI), em Brasília, sob a coordenação do ministro Helder Barbalho.

A Câmara Técnica será responsável por propor ações, obras, metas, metodologias e sistemas de avaliação para o trabalho de revitalização do rio. A reunião desta segunda-feira esteve voltada para a tarefa de apresentar, até o fim de outubro, ações que comporão o primeiro Plano de Ação do PRSF.

“A Codevasf participará na coordenação de um dos eixos de trabalho, no qual serão propostos objetivos, metas e indicadores relacionados a economia sustentável, e ainda contribuirá com os demais eixos, que são gestão e educação ambiental; proteção e uso sustentável dos recursos naturais; saneamento, controle de poluição e infraestrutura hídrica; e planejamento e monitoramento”, explica a presidente da Codevasf.

Os cinco eixos de ação são compostos por itens que incluem: conclusão do zoneamento ecológico-econômico da bacia do rio São Francisco; constituição de sistemas de informações; fiscalização preventiva integrada e formação e capacitação; criação de unidades de conservação e parques fluviais; recuperação de áreas degradadas;  recuperação e proteção de nascentes; modernização da agricultura irrigada; arranjos produtivos locais sustentáveis; cadeias produtivas da sociobiodiversidade; sistemas de esgotamento sanitário; manejo de resíduos sólidos; e acesso à água para beber e produzir.

As propostas da Câmara Técnica, que é presidida pelo MI, serão levadas para avaliação do Comitê Gestor do plano Novo Chico, presidido pela Casa Civil da Presidência da República.

Estiveram presentes na reunião desta segunda-feira representantes dos ministérios do Meio Ambiente; Cidades; Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário; Fundação Nacional da Saúde (Funasa); Agência Nacional de Águas (ANA); além do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e Instituto  de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A equipe da Codevasf no encontro foi composta pela presidente da empresa, Kênia, Marcelino, pelo diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas, Inaldo Guerra, pelo gerente de meio ambiente, Sérgio Henrique Alves, e pelo assessor Athadeu Ferreira da Silva.

Plano Novo Chico

O Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é composto por ações que envolvem proteção e recuperação de nascentes, controle de processos erosivos e recuperação de áreas degradadas, educação ambiental e capacitação institucional, além da coleta e tratamento de resíduos sólidos, saneamento básico, infraestrutura hídrica, modernização da irrigação, apoio à produção sustentável e fiscalização ambiental integrada, dentre outras ações.

Neste primeiro momento será priorizado o término de obras de abastecimento de água e de esgotamento sanitário que estão em andamento, beneficiando 217 municípios com investimento total de R$ 1,162 bilhão. A meta é atender as 505 cidades da bacia onde vivem 16,5 milhões de pessoas, 8,1% da população brasileira.

Veja fotografias:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157669424280523

Com informações do Ministério da Integração Nacional
Fotos: Cássio Moreira / Codevasf

Ouça o boletim da Rádio Codevasf: https://soundcloud.com/codevasf/boletim-codevasf-participa-do-primeiro-encontro-da-camara-tecnica-do-plano-novo-chico