Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Apicultura familiar tem novos investimentos da Codevasf em Pernambuco
conteúdo

Notícias

Apicultura familiar tem novos investimentos da Codevasf em Pernambuco

Novos investimentos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Pernambuco irão ampliar a rota do mel no sertão do estado. A aquisição de equipamentos para as unidades de extração e beneficiamento de mel tem como objetivo organizar e estruturar o arranjo produtivo da região, neste caso o da apicultura, para levar alternativa de renda às famílias sertanejas.
publicado: 03/11/2014 11h07, última modificação: 01/11/2022 14h31

Novos investimentos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Pernambuco irão ampliar a rota do mel no sertão do estado. A aquisição de equipamentos para as unidades de extração e beneficiamento de mel tem como objetivo organizar e estruturar o arranjo produtivo da região, neste caso o da apicultura, para levar alternativa de renda às famílias sertanejas.

As ações da Codevasf irão beneficiar associações de apicultores familiares como as de Moreilândia e Petrolândia, municípios que serão contemplados com equipamentos para estruturar suas unidades de extração e beneficiamento de mel. Em Moreilândia, no Sertão do Araripe, que é considerado um das maiores produtores de mel do estado, a associação de apicultores do município receberá da Codevasf diversos equipamentos, como centrífuga extratora de mel, três tanques decantadores, duas mesas desoperculadoras, duas balanças eletrônicas, uma com capacidade para 30 kg e outra para 300 kg.

A lista inclui ainda 5 bandejas de aço, baldes e garfos desoperculadores. O presidente da associação dos apicultores de Moreilândia, José Luiz Rodrigues Peixoto, explica que os produtores locais começaram a se organizar em 2005 quando foi criada a entidade, visando fortalecer a atividade. Ele afirma ser de grande importância a presença da Codevasf nesse processo de estruturação do APL da apicultura no sertão pernambucano.

“Com esses equipamentos, aumentaremos nossa capacidade de produção e processamento do mel. No primeiro semestre houve uma redução da produção de mel devido à última seca, mas mesmo assim entre janeiro e junho, foram produzidas mais de 10 toneladas. Com os equipamentos e estrutura adequada, a nossa expectativa é aumentar esse número para mais de 15 toneladas, dependendo da florada”, afirmou seu Zé Luiz.

O grupo também pretende formar uma cooperativa para facilitar a comercialização do produto. “Estamos nos capacitMel Pernambucoando para a formação de nossa cooperativa. Temos interessados em nossos produtos tanto no mercado interno como de países como os Estados Unidos, portanto precisamos estar preparados para esse mercado. Com os equipamentos que conseguimos junto à Codevasf, a capacidade de processamento da produção do mel tende a aumentar, melhorando a comercialização e o lucro de todos os apicultores de nossa associação”, detalhou o presidente José Luiz Rodrigues.

Segundo o analista em desenvolvimento regional da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Petrolina, Antônio Paulo Lopes, para receber os equipamentos as entidades de produtores precisam estar com a documentação em dia, organizados, e dentro dos critérios estabelecidos pelo Plano Brasil Sem Miséria, eixo inclusão produtiva.

“As associações entram com a estrutura física e a Codevasf com os equipamentos no modelo de cessão de uso. Também orientamos na melhor utilização do maquinário, visando aumentar a produção da associação”, acrescentou Lopes.

As associações que receberão os equipamentos doarão como contrapartida 18 kg de mel anuais a uma instituição pública de ensino local durante o período de vigência do instrumento, para serem utilizados na composição da merenda escolar da instituição beneficiada.

Conbrapi 2014

Mel, própolis, pólen, geleia real e cera de abelhas são alguns dos temas que integram a pauta do 20º Conbrapi – Congresso Brasileiro de Apicultura e 6º Congresso Brasileiro de Meliponicultura -, evento que terá a Codevasf entre as entidades participantes. O Conbrapi começa nesta quarta (05) e vai até sábado (08), no Centro de Convenções da Amazônia (Hangar), em Belém (PA).

O Conbrapi 2014 trará uma extensa programação técnico-científica com conferências, simpósios, clínicas tecnológicas, minicursos, visitas técnicas, feira de negócios, além de premiações e uma festa de confraternização no encerramento. A Codevasf participa com um estande de 16 m² em que destaca suas principais ações de apoio à apicultura.

A empresa também está coordenando e possibilitando a participação de duas caravanas de apicultores apoiados pela 1ª e 7ª Superintendências Regionais (Minas Gerais e Piauí). Além disso, técnicos da sede e das oito Superintendências Regionais da Codevasf participarão do evento, e representantes da Gerência de Desenvolvimento Territorial farão parte da reunião da Câmara Setorial Nacional da Cadeia Produtiva do Mel e Produtos das Abelhas.

Para estruturação da apicultura, a Codevasf investe, de 2012 a 2014, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI), cerca de R$ 38 milhões, beneficiando cerca de 5 mil famílias com kits produtivos em toda sua área de atuação, com destaque para o norte de Minas Gerais; sudeste e sudoeste do Piauí; Moxotó, Araripe, Pajeú e Sertão do São Francisco, em Pernambuco; microrregiões de Ibotirama, Bom Jesus da Lapa, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Remanso e Irecê na Bahia, e territórios do Baixo São Francisco, em Alagoas e Sergipe.

Leia mais sobre a participação da Codevasf no evento: http://www.codevasf.gov.br/noticias/2014/codevasf-participa-de-evento-nacional-que-debatera-cadeia-produtiva-do-mel


Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157646716175183/