Notícias
Ação da Codevasf em Minas descontamina rios e leva saneamento básico a 700 mil pessoas
Rios e afluentes descontaminados e população livre de esgotos a céu aberto, mau cheiro e doenças. Esta é a realidade de 700 mil moradores de 50 municípios mineiros beneficiados por investimentos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) que somam, até agora, R$ 312 milhões do governo federal. São sistemas de saneamento básico – 45 deles em plena operação e cinco em fase de execução – compostos por redes coletoras, ligações prediais e estações elevatórias e de tratamento de esgoto, obras que integram o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco no estado onde está situada a nascente do Velho Chico.
“Aquilo que é gasto em obras de esgotamento sanitário é economizado em escala ainda maior na saúde pública, principalmente nos pequenos municípios”, frisa o superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues.
O fim dos esgotos a céu aberto significa a saúde dos mananciais hídricos: eles deixam de receber os dejetos e as águas ganham em qualidade – o que coloca ainda um ponto final na depredação da fauna e da flora aquáticas e na proliferação de doenças endêmicas que antes acometiam a população ribeirinha, com efeitos inclusive sobre a redução da mortalidade infantil.
Wagner Melillo, diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itabirito, garante que hoje os córregos e o Rio Itabirito estão limpos. De quebra, de acordo com ele, a obra contribuiu para a melhoria da qualidade das águas que abastecem a região metropolitana de Belo Horizonte.
“Itabirito trata hoje 70% seus dos esgotos através do sistema: interceptores, cinco Estações Elevatórias e uma estação de tratamento que entrou em funcionamento em junho de 2013 com a capacidade de tratar 100 l/s de dejetos”, afirma Melillo.
Menos filas nos postos de saúde
Segundo Reinaldo Alves de Quadros, engenheiro ambiental do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) da cidade de Francisco Sá, no norte de Minas, que acompanhou todo o trabalho de implantação do sistema de esgotamento sanitário no município, as obras vieram não só para acabar com a horrível cena de escoamento de esgoto a céu aberto pelas ruas da sua cidade, mas também diminuíram os atendimentos nos postos de saúde com problemas ocasionados por questões sanitárias.
De acordo com ele, antes das obras o esgoto era lançado diretamente no rio São Domingos, que servia como fonte hídrica para o consumo humano e animal da cidade. “A degradação ambiental do rio foi tão gritante ao longo dos anos que hoje ele está quase seco. Mas agora, com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto, ele será revitalizado”, afirma Quadros.
Plano Novo Chico
Obras de esgotamento sanitário e de abastecimento de água ganharão novo impulso dentro do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRSF), também chamado de Plano Novo Chico, lançado no último mês de agosto. Neste primeiro momento, o esgotamento sanitário, assim como o acesso à água tratada serão priorizados pelo programa, beneficiando 217 municípios com investimento de R$ 1,162 bilhão. A meta é atender, até 2026, as 505 cidades da bacia onde vivem 16,5 milhões de pessoas, 8,1% da população brasileira.
O Novo Chico é composto ainda por ações que envolvem proteção e recuperação de nascentes, controle de processos erosivos e recuperação de áreas degradadas, educação ambiental e capacitação institucional, além da coleta e tratamento de resíduos sólidos, saneamento básico, infraestrutura hídrica, modernização da irrigação, apoio à produção sustentável e fiscalização ambiental integrada, dentre outras.
O Comitê Gestor do Plano Novo Chico é presidido pela Casa Civil da Presidência da República; já o Ministério da Integração Nacional é o responsável pela secretaria executiva do Comitê Gestor e preside sua Câmara Técnica, da qual a Codevasf é membro.
Veja fotografias ilustrativas:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157635085430420
Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf