Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Ação da Codevasf ajuda produtores familiares do norte baiano a superarem efeitos da estiagem
conteúdo

Notícias

Ação da Codevasf ajuda produtores familiares do norte baiano a superarem efeitos da estiagem

Agricultores familiares dos municípios de Jaguarari, Curaçá, Mirangaba e Jacobina, todos no norte da Bahia, passam a ter melhores condições de superar os efeitos da estiagem prolongada. Eles receberam da Codevasf kits de apoio à produção familiar que vão auxiliar no desenvolvimento das atividades agrícolas, estimulando e facilitando o processo de produção.
publicado: 09/12/2014 16h24, última modificação: 01/11/2022 14h31

Agricultores familiares dos municípios de Jaguarari, Curaçá, Mirangaba e Jacobina, todos no norte da Bahia, passam a ter melhores condições de superar os efeitos da estiagem prolongada. Eles receberam, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), kits de apoio à produção familiar que vão auxiliar no desenvolvimento das atividades agrícolas, estimulando e facilitando o processo de produção.

Os quatro municípios tiveram situação de emergência decretada neste ano pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, em razão da seca. O investimento nos equipamentos foi da ordem de R$ 120 mil, recursos oriundos do Orçamento Geral da União e destinados à Codevasf por emenda parlamentar.

A entrega dos kits foi feita pela 6ª Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro (BA). A Associação dos Pequenos Produtores do Povoado de Covão, em Jaguarari, recebeu um kit composto por uma carreta agrícola, uma roçadeira, um sulcador, uma grade aradora e um arado reversível.

Kits idênticos foram entregues à Associação dos Produtores da Barra, em Mirangaba, e Agropastoril das Fazendas Barreiros e Carateús, que fica em Jacobina; já a Associação Comunitária dos Criadores Unidos da Fazenda Icó e Adjacências, situada em Curaçá, recebeu uma grade aradora.

Os equipamentos atenderão às 187 famílias de agricultores que vivem nos municípios. “Esses implementos vão ajudar muito as associações, principalmente agora com a chegada das chuvas, quando eles poderão arar suas terras e plantar o ‘ganha pão’ de cada dia”, ressaltou o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Alaôr Grangeon.

Para o agricultor e presidente da Associação da Fazenda Icó e Adjacências, Antônio Marques Santos Andrade, a chegada da grade aradora é a realização de um sonho que vai contribuir para o aumento da produção. “Todos produzimos milho e feijão, entre outros cultivos. Só que antes o pessoal trabalhava com enxada, o que dificultava muito o trabalho; mas agora, com a ajuda dessa máquina, vai ser uma grande vantagem porque todo mundo vai ter mais oportunidade de trabalhar melhor”, disse.

Erisvaldo Souza Pereira, presidente da Associação dos Produtores da Barra, explica que os equipamentos entregues pela Codevasf vieram em boa hora, pois poderão ter melhores condições de trabalho. “Com a ajuda da Codevasf vamos poder trabalhar mais e melhor do que antes; a produção vai aumentar e vai gerar mais renda para as famílias”.

Veja fotos no Flickr da Codevasf:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157647358866723/

Ouça as notícias da Rádio Codevasf:

https://soundcloud.com/codevasf