Espaço Cultura Codevasf apresenta a exposição Cores e Formas
A mostra Cores e Formas marca o recomeço da artista plástica Walquíria Borges, no Espaço Cultura da Codevasf, até o dia 14 de agosto.
A mostra Cores e Formas marca o recomeço da artista plástica Walquíria Borges, no Espaço Cultura da Codevasf, até o dia 14 de agosto.
O apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) já gera efeitos positivos na rotina da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, na zona rural de Japoatã (SE). Em 2015, a Codevasf entregou dois kits de irrigação e dois kits de apicultura para a escola e ofertou cursos de capacitação para alunos da instituição por meio do Projeto Amanhã, ampliando as opções de aprendizado aos estudantes e fortalecendo a produção de alimentos.
O presidente da Codevasf, Felipe Mendes, passou a segunda-feira (10/08) reunido com agricultores irrigantes do projeto Jaíba, em Minas Gerais, após solicitação dos próprios produtores. O Secretário de Desenvolvimento Regional do Governo de Minas, Paulo Guedes, conduziu as negociações e se comprometeu a encaminhar as reivindicações que dizem respeito ao Governo Estadual.
O projeto executivo da adutora de Pedra Redonda, que pode levar água a pelo menos 11 municípios do semiárido piauiense, foi tema de reunião, nesta quarta-feira (12), entre o presidente da Codevasf, Felipe Mendes, e o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Luiz Henrique Carvalho. De acordo com Carvalho, o encontro teve por objetivo discutir possibilidades de execução do empreendimento com o apoio da Codevasf.
A posse do novo diretor da área de gestão de empreendimentos de irrigação da Companhia dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Luís Napoleão Casado Arnaud Neto, reuniu algumas das principais autoridades federais da área de recursos hídricos na sede da empresa, em Brasília, nesta quarta-feira (12).
O cônsul principal do Japão, diplomata Masahiko Kobayashi, visitou a Superintendência Regional da Codevasf em Teresina(PI) a convite do presidente da Companhia, Felipe Mendes, nesta quinta-feira (13). O encontro foi marcado pelo agradecimento do Piauí ao estudo que o governo japonês fez sobre as possibilidades de recuperação e navegabilidade do Rio Parnaíba.
O sistema de esgotamento sanitário do município mineiro de Lagoa da Prata, no Alto São Francisco, está em pleno funcionamento, tratando 100% do esgoto que hoje chega à bacia do rio Jacaré, afluente do rio São Francisco. A obra custou R$ 32 milhões e os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Está em ritmo acelerado a implantação de sistemas de esgotamento sanitário pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Sergipe. Atualmente, estão sendo executadas obras em cinco municípios do Baixo São Francisco, com investimento aproximado de R$ 28,3 milhões em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A ação faz parte do Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas dos Rios São Francisco e Parnaíba.
O alinhamento das ações de desenvolvimento da piscicultura no Maranhão foi discutida por representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Secretaria da Pesca e Aquicultura do Estado do Maranhão (Sepaq) durante reunião realizada nesta semana.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) segue capacitando jovens para o mercado de trabalho, por meio do Projeto Amanhã, em municípios do Baixo São Francisco sergipano. Nesta semana, estudantes da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, na zona rural de Japoatã, concluíram o curso básico de irrigação. Outros jovens estão finalizando o curso de preparo de viveiros para piscicultura no povoado Betume, em Neópolis.
A Cooperativa dos Apicultores de Campo Alegre de Lourdes (Coapical), no norte da Bahia, recebeu consultoria dos técnicos da Companhia dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) sobre a qualidade da água usada na produção. A atividade tem como objetivo atender o que exige o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no que se refere à qualidade dos produtos de origem animal e ao cumprimento da legislação nacional para a produção, industrialização e comercialização desses produtos.
O primeiro contrato que trata da implantação emergencial de estruturas flutuantes de captação de água do rio São Francisco para abastecimento de perímetros irrigados da Codevasf foi assinado nesta sexta-feira (21), em Brasília, pelo presidente da Companhia, Felipe Mendes, e pelo diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da empresa, Luís Napoleão Casado Arnaud Neto. O contrato prevê intervenções no perímetro Itiúba, situado no município de Porto Real do Colégio (AL).
A questão ambiental é fundamental na elaboração de projetos estruturantes de Desenvolvimento Regional. Pensando nisso, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente de Alagoas (Semarh/AL) e o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) se uniram para promover o primeiro Seminário de Regularização e Fiscalização Ambiental do Baixo São Francisco alagoano, que será realizado nos dias 2 e 3 de setembro na cidade de Penedo (AL).