Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > 12º Seminário de Apicultura do Norte de Minas acontece no próximo dia 08
conteúdo

Notícias

12º Seminário de Apicultura do Norte de Minas acontece no próximo dia 08

A Cooperação e o aprimoramento técnico para o desenvolvimento do arranjo produtivo local da apicultura do norte de Minas serão os principais temas previstos para discussão durante o 12º Seminário de Apicultura do Norte de Minas, que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Norte de Minas, Senar, Emater/MG e Sebrae irão realizar no próximo dia 08, no parque de exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros (MG). A solenidade de abertura deverá acontecer às 8h30, com previsão das presenças de diversas autoridades empresarias e políticas, dentre elas a do presid
publicado: 05/10/2015 10h15, última modificação: 01/11/2022 14h32

A Cooperação e o aprimoramento técnico para o desenvolvimento do arranjo produtivo local da apicultura do norte de Minas serão os principais temas previstos para discussão durante o 12º Seminário de Apicultura do Norte de Minas, que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Norte de Minas, Senar, Emater/MG e Sebrae irão realizar no próximo dia 08, no parque de exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros (MG). A solenidade de abertura deverá acontecer às 8h30, com previsão das presenças de diversas autoridades empresarias e políticas, dentre elas a do presidente da Codevasf, Felipe Mendes, que fará a abertura oficial do evento.

De acordo com programação divulgada pela Codevasf, durante o encontro será dado destaque às ações de organização e de cooperação entre as associações de apicultores, criadas pela Codevasf em Minas Gerais, dentro dos objetivos do encontro que é incentivar os apicultores a desenvolverem ações para melhor aproveitamento das oportunidades e superação dos desafios, com o apoio de instituições públicas e privadas que atuam no fomento a essa atividade produtiva no vale do São Francisco.

Também faz parte da programação um amplo debate sobre o Projeto de Indicação Geográfica do Mel de Aroeira, que será conduzido pelo chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Minas Gerais, engenheiro agrônomo Alex Demier. As palestras sobre meliponicultura e o aprimoramento das técnicas de manejo dos apicultores, visando a busca do aumento da produtividade dos apiários, a maximização dos resultados e a consequente elevação de renda do produtor serão ministradas por profissionais experientes e grandes conhecedores desse assunto a nível nacional e internacional.

O público-alvo do evento são apicultores, produtores rurais e fornecedores de equipamentos, estudantes, técnicos, professores, universidades, agentes financeiros e entidades públicas e privadas. As inscrições poderão ser realizadas no local do evento. Segundo Alex Demier, existem hoje no norte de Minas mais de mil famílias de pequenos produtores rurais, que, na atividade da apicultura, produzem em torno de 800 toneladas de mel por ano. Toda produção, com investimentos de apoio à cadeia produtiva da apicultura em pequenas comunidades rurais por meio das ações de apoio aos Arranjos Produtivos Locais, da Codevasf, rende aos produtores norte mineiros mais de R$8 milhões/ano.

Programação

As atividades desse encontro estão previstas para iniciarem com a palestra sobre o manejo da “Apis Mellífera” em regiões semiáridas para redução da perda de enxames e aumento da produtividade, a ser proferida pelo professor da Universidade Federal do Piauí, Darcet Costa Souza; às 10h00 horas, técnicos da Codevasf, da Emater/MG e da Funed, irão falar sobre a indicação do mel de aroeira.

Na parte da tarde, com inicio previsto para as 13h30, o engenheiro Afonso Odério Nogueira Lima, responsável pelo entreposto do município de Altamira, no estado do Pará, falará sobre o Manejo de Melgueiras para Aumento da Produtividade na Criação de “apis Mellífera”; o presidente da Femap, José calazans de Melo, acompanhado pelos coordenadores dos núcleos apícolas dos municípios de Janaúba, Januária, Montes Claros/Bocaiúva e de Pirapora, fará uma apresentação do núcleo do norte de Minas da Femap, destacando a sua composição, as perspectivas e os desafios. O encerramento das atividades técnicas do seminário acontecerá com a palestra sobre a criação de abelha jataí, proferida pelo instrutor do Senar, Másio Sérvulo Magalhães.

Veja fotografia no perfil da Codevasf no Flickr:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157657166622204

Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf