Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Recebimento Itinerante Bahia 2013 recolhe embalagens vazias em perímetros da Codevasf
conteúdo

Notícias

Recebimento Itinerante Bahia 2013 recolhe embalagens vazias em perímetros da Codevasf

Com o objetivo de disciplinar a destinação final das embalagens vazias de produtos fitossanitários, seguindo as orientações da lei federal nº 9974/00, a Codevasf, em parceria com a Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf) e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), deu início nesta semana ao Recebimento Itinerante Bahia 2013.
publicado: 23/10/2013 12h08, última modificação: 01/11/2022 14h21

Com o objetivo de disciplinar a destinação final das embalagens vazias de produtos fitossanitários, seguindo as orientações da lei federal nº 9974/00, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com a Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf) e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), deu início nesta semana ao Recebimento Itinerante Bahia 2013.

O cronograma de atividades se estenderá até o mês de novembro e o perímetro irrigado de Maniçoba foi o primeiro a receber a equipe, que esteve nos Núcleos Habitacionais I e II e na Lagoa da Pedra/Campos.

Na próxima semana será a vez dos perímetros de Curaçá (29, terça), Mandacaru e Tourão (31, quinta); e na primeira semana de novembro receberão a equipe os municípios de Paulo Afonso (05, terça); Glória (06, quarta) e Rodelas (07, quinta). Na sequência, serão visitados Pedra Branca (13, quarta), Ponto Novo (20, quarta) e o município de Curaçá (26, terça).

A orientação é para que as embalagens sejam armazenadas com suas tampas, rótulos e de preferência na caixa de papelão original ou em embalagens de resgate em local coberto e trancado, livre de chuva e com boa ventilação – podendo se constituir, inclusive, no próprio depósito das embalagens cheias.

O superintendente da Codevasf em Juazeiro (BA), Emanoel Lima, destaca a importância da ação junto à sociedade. “A nossa intenção é contribuir para a preservação da saúde humana e do meio ambiente, além de oferecer a possibilidade de geração de emprego e renda”, afirma.

As embalagens vazias, quando recicladas, têm se transformado em produtos diversos como suporte para sinalização rodoviária, caixa para descarga, caçamba plástica, caixa para massa de cimento, embalagem para óleo lubrificante, tubo para esgoto e caixa de passagem para fios e cabos elétricos. Em 2012, a campanha resultou no recolhimento de 14 toneladas de embalagens na área de atuação da 6ª Superintedendência Regional da Codevasf.

Parceiros

A Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acovasf) é uma entidade sem fins lucrativos que tem o objetivo de organizar e desenvolver políticas de comprometimento e responsabilidade de todo comércio agropecuário do Vale do São Francisco. Possui 100 unidades em 25 municípios. O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) é entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de produtos usados na agricultura para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos, de acordo com a lei federal nº 9.974/2000 e com o decreto federal nº 4.074/2002.

Ouça a notícia na Rádio Codevasf:
http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/32-recebimento-itinerante-bahia-2013-recolhe-embalagens-vazias-em-perimetros-da-codevasf.mp3