Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Produção familiar em município do norte baiano ganha impulso com equipamentos entregues pela Codevasf
conteúdo

Notícias

Produção familiar em município do norte baiano ganha impulso com equipamentos entregues pela Codevasf

A produção agrícola de cerca de 400 famílias de Remanso, norte baiano, acaba de ganhar um novo impulso. Trator, arados, máquinas ensiladeiras e forrageiras estão entre os equipamentos entregues pela Codevasf para quatro associações de agricultores, um investimento de R$ 156 mil oriundos de emendas parlamentares.
publicado: 23/12/2013 13h44, última modificação: 01/11/2022 14h22

A produção agrícola de cerca de 400 famílias de Remanso, norte baiano, acaba de ganhar um novo impulso. Trator, arados, máquinas ensiladeiras e forrageiras estão entre os equipamentos entregues pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) para quatro associações de agricultores, um investimento de R$ 156 mil oriundos de emendas parlamentares.

“Com a chuva que está chegando, os materiais recebidos estão vindo em boa hora para ajudar no aumento da nossa produção”, disse a presidente da Associação de Induema, Maria Luiza Silva Jordão, durante a assinatura do termo de doação dos equipamentos pela 6ª superintendência regional da Codevasf, localizada em Juazeiro (BA)

Foram beneficiadas as associações Comunitária Rural de Induema, Agropastoril dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade de Xique-Xique, de Pequenos Produtores Rurais do Sítio Lagoa dos Pássaros e Arredores; e de Pequenos e Micro Produtores Rurais de Majó. As famílias de agricultores receberam seis conjuntos de equipamentos e acessórios para trituração de palma ou mandioca e ensilagem de forrageiras, sendo um para Induema; dois para Xique-Xique; dois para Lagoa dos Pássaros; e um para Majó.

Além disso, a Associação Comunitária Rural de Induema também foi agraciada com um trator agrícola, uma carreta agrícola, um arado reversível, uma grade niveladora hidráulica e uma roçadeira. O material será utilizado no cultivo de mandioca, milho, feijão e palma.

“O objetivo da iniciativa é mecanizar os métodos de produção dos derivados de mandioca, buscando aperfeiçoar o volume de produção atual, tanto em quantidade quanto em qualidade, e reforçar a alimentação dos animais numa área fortemente castigada pela estiagem”, destacou o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Alaor Grangeon de Siqueira.

Ele observou que as máquinas ensiladeiras e forrageiras permitem a adequada trituração dos alimentos volumosos fornecidos na dieta de pequenos e grandes animais, beneficiando os criadores de bovinos, caprinos e ovinos da comunidade. Os resultados esperados são melhoria de peso, conversão alimentar e maior receita bruta com a venda dos animais.

Ouça a notícia na Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/41-producao-familiar-no-norte-da-bahia-ganha-impulso-com-equipamentos-entregues-pela-codevasf.mp3