Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Pontal Sequeiro é destaque da Codevasf no SemiáridoShow
conteúdo

Notícias

Pontal Sequeiro é destaque da Codevasf no SemiáridoShow

O projeto Pontal Sequeiro é o destaque do estande da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no SemiáridoShow, em Petrolina (PE) - a maior feira de agricultura familiar do semiárido, promovida pela Embrapa.
publicado: 31/10/2013 13h15, última modificação: 01/11/2022 14h21

O projeto Pontal Sequeiro é o destaque do estande da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no SemiáridoShow, em Petrolina (PE) - a maior feira de agricultura familiar do semiárido, promovida pela Embrapa.

O evento ocorre anualmente desde 2003 e tem como objetivo discutir alternativas para melhorar o convívio com a seca. A feira, que vai até sexta (1º), conta este ano com cerca de 80 expositores, entre cooperativas rurais de diversos estados nordestinos e empresas públicas que atuam na área do desenvolvimento regional, como a Embrapa e a Codevasf.

Idealizado de forma a aproveitar todas as potencialidades econômicas do semiárido, o Pontal Sequeiro estimula desde o extrativismo vegetal sustentável à apicultura e ovinocaprinocultura. Diferentes fases dessas atividades estão expostas, atraindo a atenção dos visitantes, em especial os estudantes.

José Firmino dos Santos, aluno do ensino médio do município de Dom Inocêncio, no Piauí, destacou as colmeias de abelha mandaçaia, em exposição no estande da Codevasf, como a parte mais interessante do evento: “Gostei muito de outros estandes também, e da plantação de girassóis, mas o que mais gostei mesmo foi de ver as abelhas aqui, produzindo mel”, apontou.

Segundo Cláudio Baltazar Dias, engenheiro agrônomo da Codevasf, “a vantagem das abelhas mandaçaia é que elas não possuem ferrão, e portanto não é preciso usar vestes especiais, que encarecem o investimento inicial”.

Além das colmeias, o estande da empresa ainda chama a atenção pela demonstração de uma plantação de palma forrageira, pela exposição de variados tipos de silo, feno e ração para alimentação animal, pelo curral de caprinos e, especialmente, pela degustação e venda de diversos produtos derivados do umbu produzidos pela Cooperativa de Desenvolvimento Agropecuário e Extrativista do Pontal (Coopontal). Todas essas ações são incentivadas por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) fornecida pela Companhia.

Ouça a notícia na Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/01-pontal-sequeiro-e-destaque-da-codevasf-no-semiaridoshow.mp3